Vela cria suporte de celular magnético com ímã mais forte do mercado

Pequeno e prático, o Grudi garante a fixação de aparelhos de até 10 Kg e pode ser usado nos guidões de bicicletas e motos, no volante de outros veículos e até na geladeira

A proposta era para ser muito simples: ter o celular fixado bem à frente e de forma segura, enquanto se dirige o carro ou pilota a moto ou a bike. O problema é que boa parte dos suportes de celular disponíveis no mercado é cheio de falhas. Quem é que não se irrita com um suporte que se solta ou que é difícil de tirar e colocar o aparelho? Pensando na praticidade que esse uso do celular deve ter, a startup de bicicletas elétricas Vela desenvolveu o Grudi, um suporte inovador que se baseia na tecnologia e no poder de atração dos imãs.

A ideia surgiu a partir de sugestões dos clientes da empresa. Eles apontaram os acessórios essenciais para o uso da bicicleta como meio de transporte e, entre os mais citados, estava o suporte do celular. O CEO da Vela, Victor Hugo Cruz, lembra que os smartphones se tornaram essenciais para quem pilota ou dirige, seja para mostrar o trajeto, pesquisar rotas alternativas ou cronometrar tempo de corrida. Diante do desafio de fazer um suporte de qualidade, seguro e prático, a Vela lançou a proposta do Grudi em 2016 na plataforma de financiamento coletivo, Catarse.

“Apresentamos nossa proposta, que é substituir radicalmente o modelo tradicional de suportes complexos e de baixa qualidade e o resultado foi uma campanha de muito sucesso! Tivemos 462 apoiadores e arrecadamos 30% a mais que a meta. No mês seguinte lançamos outra campanha no Kickstarter e conquistamos mais 347 apoiadores”, comemora.

O grande diferencial do Grudi é que ele é uma estrutura simples e que fixa o celular pela força magnética. Ele é composto por um imã de neodímio de classe N52, que é a mais forte do mercado. O kit ainda inclui um elástico de silicone para fixar o suporte no guidão ou no volante, além de uma pequena chapa de aço com um milímetro de espessura, que deve ser colocada dentro da capinha do celular. Essa chapa vai garantir que o aparelho fique firme.

“Com o Grudi a tarefa de fixar e tirar o celular pode ser feita rapidamente com apenas uma mão: é mais fácil do que guardá-lo ou tirá-lo do bolso”, destaca Victor. Apesar de ser tão simples retirar o aparelho da estrutura, o Grudi é seguro para fixar o celular no momento em que a bicicleta ou demais veículos estão em movimento. O produto passou por testes de força, resistência, vibração e usabilidade e já é utilizado em mais de 30 países. São cerca de oito mil unidades vendidas até o momento.

Por causa de seu forte poder de atração, o suporte é capaz de sustentar até 10 Kg e, por isso, tem sido utilizado para segurar outros aparelhos, como pequenas câmeras semelhantes à GoPro, tablets e caixas de som bluetooth. “O Grudi foi projetado para atender a necessidade dos nossos clientes como suporte de celular em bicicleta. Mas, hoje, ele é muito mais que isso. Pode ser utilizado em qualquer outro veículo e até em casa! Já temos notícia de quem o utiliza na geladeira como suporte do tablet para acompanhar uma receita de culinária”, finaliza.