Ciclismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024: saiba quais as datas e destaques das provas

Nesta sexta-feira (26) os Jogos Olímpicos de Paris 2024 têm início e já no sábado (27) teremos as provas de contrarrelógio para acompanhar. Vale lembrar que, desde 1896, modalidades do ciclismo integram os jogos olímpicos – primeiro foram as competições de estrada e pista, depois o MTB (cross country) e o BMX Freestyle foi a última a ser incluída ainda em Tóquio 2020. Abaixo, confira o calendário de provas e alguns destaques:

Contrarrelógio – Masculino e feminino: sáb. 27 de julho

Pela primeira vez homens e mulheres percorrerão a mesma distância de 32,4 km, os ciclistas partirão da Esplanade des Invalides, passando por locais icônicos do ciclismo, incluindo o Velódromo Jacques Anquetil, local das provas de pista de Paris 1924, e retornando via Place de la Bastille até a Pont Alexandre III.

Cross-Country – Masculino: seg. 29 de julho | Feminino: dom. 28 de julho

Uma fusão de velocidade, resistência, força e habilidade, o Cross-Country MTB é a única disciplina de mountain bike com status olímpico. O percurso terá 4,3 km e está localizado em uma antiga pedreira de arenito em Élancourt Hill, o ponto mais alto da região parisiense.

BMX Racing e Freestyle – Racing (masc. e fem.): qui. 1 de agosto a sex. 2 de agosto | Freestyle (masc. e fem.): ter. 30 de julho a qua. 31 de julho
Ambas competições acontecem no Estádio de Saint-Quentin-en-Yvelines. No BMX Racing, a pista tem um total de 400 metros com tamanhos de saltos diferentes para homens e mulheres. No Freestyle, atletas femininos e masculinos também competem numa mesma pista com 60 segundos para arriscar acrobacias que rendem pontos.

Ciclismo de Estrada – Masculino: sáb. 3 de agosto | Feminino: dom. 4 de agosto

A prova masculina percorrerá 273 km, incluindo subidas desafiadoras como a Côte de Châteaufort. Para as mulheres, a prova de 158 km apresenta um percurso semelhante, com nove subidas e um final técnico em Paris.

Ciclismo de Pista – Masculino e feminino: de seg. 5 de agosto a dom. 11 de agosto

No Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, haverá 190 ciclistas de pista de todo o mundo disputando diferentes categorias: Sprints, Perseguição por Equipes, Ômnio e Madison.

Ciclismo Paralímpico – Pista: qui. 29 de agosto a dom. 1 de setembro | Estrada: qua. 4 de setembro a sáb. 7 de setembro

Nas Paralimpíadas, 220 ciclistas competem em 17 eventos de pista e 34 eventos de estrada. Os ciclistas de estrada podem competir nas provas de Road Race, Time Trial e Revezamento, enquanto os atletas de pista participam de Time Trial, Perseguição Individual e Team Sprint. Nos eventos de estrada, você verá bicicletas, handcycles, triciclos e tandems, enquanto os eventos de pista incluem bicicletas e tandems com “pilotos” para ciclistas com deficiência visual. Todos os eventos são classificados de acordo com as deficiências dos atletas, incorporando condições como músculos comprometidos, amputações, condições neurológicas ou deficiências visuais.

Veja mais: https://bit.ly/3YniGyJ

Os 5 brasileiros que estarão disputando medalha no ciclismo: https://bit.ly/4cReD1V

Ciclistas para acompanharmos de perto: https://bit.ly/46hKO82

Quer receber notícias do mundo da bicicleta em primeira mão? Assine o Bicicleta News: bit.ly/Receba-Bicicleta-News