VUELTA: resumo dos primeiros dias

A Volta da Espanha começou no sábado com o campeão olímpico Primoz Roglic vencendo o contrarrelógio inicial e começando a competição com tudo. O esloveno vem de um ouro em Tóquio no contrarrelógio.

Primoz Roglic ao vencer a primeira etapa. © Divulgação La Vuelta

Atual bicampeão da Volta, Roglic (Jumbo-Visma) cumpriu os 7,1 quilômetros da primeira etapa em 8m32s, superando por seis segundos o espanhol Alex Aranburu (Astana), que ficou em segundo, e Jan Tratnik (Bahrain) por oito.

O esloveno iniciou a Volta do ano passado do mesmo jeito, vencendo a primeira etapa.

“Estou muito feliz com o meu tempo, foi o suficiente. Foram apenas sete quilômetros, é certo, mas foram muito difíceis. Não podíamos esperar mais”, disse no final da etapa Roglic, para a televisão pública espanhola (TVE).

O ciclista esloveno admitiu que iniciar a competição conquistando a camisa vermelha “é um bom sinal”, até porque o percurso “era exigente, com subidas e descidas rápidas”, e manifestou o desejo de manter o símbolo da liderança “até ao final”.

© Divulgação La Vuelta

No domingo, quem chegou em primeiro foi Jasper Philipsen, belga da Alpecin-Fenix. Philipsen, que cumpriu a etapa em 3h58m, batendo o holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-QuickStep) e o australiano Michael Mattheuws (BikeExchange), enquanto Roglic chegou integrado no pelotão e manteve a liderança conquistada no dia anterior.

Na classificação geral, Roglic liderava com um total de 4:07.29, menos quatro segundos do que o espanhol Alex Aranburu (Astana), segundo classificado.

© Divulgação La Vuelta

Só que na etapa dessa segunda-feira, o estoniano Rein Taaramae tirou Roglic da liderança. O atleta da Intermarché-Wanty-Gobert venceu a terceira etapa, de 202,8 quilômetros, isolado. Foram 21 segundos de vantagem para o americano Joe Dombrowski (UAE Emirates). O francês Kenny Elissonde (Trek-Segafredo) fechou o pódio.

Taaramae tem 34 anos, já venceu na Volta e no Giro, mas essa foi a sua primeira camisa de líder em uma grande volta. “É algo grande. Tenho 34 anos e já não tenho muitos anos para tentar fazê-lo. Já tinha vencido etapas na Vuelta, no Giro, mas sonhava muito em ser líder numa grande volta, pelo menos durante alguns dias. Estive muito perto no Giro, hoje consegui”, disse Taaramae.

© Divulgação La Vuelta

Taaramae, Dombrowski e Elissonde integraram a fuga do dia, que tinha ainda Lilian Calmejane (AG2R Citroen), Julen Amezqueta (Caja Rural), Tobias Bayer (Alpecin-Fenix), Jetse Bol (Burgos-BH) e Antonio Jesús Soto (Euskatel-Euksadi).

Os oito fugitivos seguiram juntos durante grande parte da tirada e chegaram a ter mais de nove minutos de avanço sobre o pelotão.

Com o aproximar da subida de primeira categoria, alguns da fuga acabaram ficando para trás, e Taaramae atacou, já dentro dos três quilômetros finais, para a vitória, quando seguia apenas com Dombrowski e Elissonde.

© Divulgação La Vuelta

Na classificação geral, Taarame agora é líder, com 30 segundos de vantagem para Roglic.

TOP 10 ETAPA 3
1 Rein Taaramae (Est) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux 5:16:57
2 Joe Dombrowski (EUA) UAE Team Emirates 0:0:21
3 Kenny Elissonde (Fra) Trek-Segafredo 0:0:36
4 Lilian Calmejane (Fra) AG2R Citroën Team 0:01:16
5 Enric Mas Nicolau (Esp) Movistar Team 0:01:45
6 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Movistar Team 0:01:48
7 Primoz Roglic (Slo) Jumbo-Visma m.t.
8 Adam Yates (GBr) Ineos Grenadiers m.t.
9 Mikel Landa Meana (Esp) Bahrain Victorious m.t.
10 Giulio Ciccone (Ita) Trek-Segafredo m.t.

TOP 10 CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Rein Taaramae (Est) Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux 9:25:44
2 Kenny Elissonde (Fra) Trek-Segafredo 0:0:25
3 Primoz Roglic (Slo) Jumbo-Visma 0:0:30
4 Lilian Calmejane (Fra) AG2R Citroën Team 0:0:35
5 Enric Mas Nicolau (Esp) Movistar Team 0:0:45
6 Miguel Angel Lopez Moreno (Col) Movistar Team 0:0:51
7 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team 0:0:57
8 Giulio Ciccone (Ita) Trek-Segafredo
9 Egan Bernal Gomez (Col) Ineos Grenadiers
10 Mikel Landa Meana (Esp) Bahrain Victorious 0:01:09

Jasper Philipsen, vencendo a segunda etapa. © Divulgação La Vuelta
© Divulgação La Vuelta