Review jaqueta corta-vento Curtlo Fluid

Quando compramos um produto ou equipamento, esperamos que este cumpra o objetivo a que se propõe. De preferência, que nos surpreenda.

É muito frustrante (e por que não dizer injusto?) quando pagamos por algo que não é nada daquilo que prometia. E há outro aspecto relacionado: às vezes o produto faz exatamente o que promete, porém, gera outros problemas, como desconforto, logística trabalhosa ou insegurança.

Quem pedala sabe muito bem como é irritante e frustrante um equipamento que incomoda durante o pedal. Dá vontade de parar e jogar a coisa fora.

QUANDO O PRODUTO É OU NÃO, BOM

O princípio é simples: o item não deve chamar atenção indevida. Por exemplo: se estamos pedalando e um selim está chamando atenção é porque está nos causando alguma dificuldade. Se o pneu está chamando atenção é porque está derrapando ou causando algum outro problema. A única atenção que um equipamento deve chamar é quando pensamos nele, é que ele arranque de nós um sorriso de aprovação, ou seja, ele cumpriu seu objetivo.

Além de cumprir seu objetivo, esperamos que o item seja prático, confortável, durável e seguro.

JAQUETA CORTA-VENTO

Qual é o objetivo do corta-vento? Com o nome diz: cortar o vento. E se, além disso, agregar outros benefícios contra outras intempéries, como frio e chuva, fica perfeito e surpreendente.

Nos últimos meses, Rosane e eu usamos o Corta-Vento Fluid CURTLO.

CORTA-VENTO FLUID

A jaqueta corta-vento Fluid masculina é confeccionada em supermicrofibra Poliamida 6.6, tecido repelente à água e ao vento. Possui gola alta com reforço de malha telada, punhos de malha para evitar a entrada de vento nos braços, elástico na barra, áreas de ventilação embaixo dos braços e nas costas, bolsos frontais com zíper, traseira mais comprida, abertura frontal com zíper destacável e fita refletiva nas costas para auxiliar a visualização em atividades noturnas. Possui também bolso traseiro, onde a jaqueta pode ser guardada, tornando-se compacta e de fácil transporte.

EM USO

Um corta-vento padrão não é impermeável e nem apresenta forro. Seu objetivo primário é proteger do vento. Por isso, não é indicado com muita chuva. Mas não estamos falando aqui de uma simples “capinha” de chuva com funções limitadas.

O Fluid é mais encorpado – mas não volumoso – e além de cortar o vento, protege de chuva branda e aquece muito bem.

Não prejudica em nada a mobilidade ou desempenho durante o pedal, seja na cidade ou na trilha. O tecido sintético impede perfeitamente a passagem do vento e mantém a temperatura corporal normal, sem resfriamentos ou desconfortos. Também não causa o chamado efeito balão, por ficar cheio de ar nas costas. Quando dobrado se resume a um volume prático que pode ser colocado num bolso.

Facilita os movimentos em qualquer sentido, e se você não olhar ou pensar nele, sequer vai lembrar que está usando um. Enfim, podemos dizer que o Fluid é bem discreto, ou seja, de forma alguma chama atenção indevida. E o mais importante: cumpre bem seu objetivo, e vai além disso. Apenas uma ressalva: a malha dos punhos poderia ter mais pressão para vedar melhor.

Rosane: Provei e aprovei

  • Ótima vedação contra frio e vento
  • Comprimento de manga bom, não fica curto com o movimento.
  • Acabamento no pescoço é macio e não incomoda. Não tem pontinhas espetando.
  • A bolsinha nas costas te dá confiança de usar por causa da tampa.
  • Não testei em pedal extremo, mas não tenho o que reclamar.

Off Pedal

E não é nem um pouco estranho usá-lo em algumas situações fora do pedal. É possível até conseguir ótimos looks em um contexto mais informal e descolado!

Fotos: Revista Bicicleta