E-bikes na cidade

Alternativa é viável para quem busca fugir dos congestionamentos, contribuir para a preservação do meio ambiente e evitar o cansaço excessivo ao chegar ao destino

De acordo com um estudo realizado pela TomTom, em 2022, os brasileiros passaram, em média, mais de 200 horas presos em congestionamentos nas principais cidades. Isso fez com que grande parte da população começasse a se preocupar mais com em como aproveitar melhor o tempo, e, também, em como mudar essa situação.

Com isso, a crescente preocupação com o trânsito congestionado, a poluição atmosférica e os altos custos com transporte tem levado a uma discussão cada vez mais intensa sobre mobilidade urbana sustentável. Um estudo da consultoria Oliver Wyman estima que, até 2030, o setor de mobilidade representará um quinto de toda a atividade econômica global, impulsionado pela integração entre múltiplos modais de transporte e a adoção de soluções mais sustentáveis.

Neste cenário, as bicicletas elétricas estão ganhando destaque como uma alternativa viável para quem busca fugir do trânsito, contribuir para a preservação do meio ambiente e evitar o cansaço e o suor excessivo ao chegar ao destino. O modelo Big Wheel 8.0, da Oggi Bikes, é uma opção indicada para quem precisa se locomover com eficiência e conforto nos grandes centros urbanos.

© Oggi

“A Big Wheel 8.0 foi projetada pensando nas necessidades de mobilidade urbana dos nossos clientes. Com pneus de uso misto, freios a disco hidráulicos e uma nova relação de marchas mais leves, ela é ideal para enfrentar os desafios diários das cidades. Além disso, estamos oferecendo 14 meses de seguro grátis contra roubo ou furto qualificado, proporcionando ainda mais segurança para nossos usuários”, afirma David Peterle, Diretor da Oggi Bikes, marca fundada em 2014.

Mas afinal, quais são os benefícios das bicicletas elétricas? David explica que utilizar uma bike elétrica em vez de um carro pode reduzir significativamente a emissão de CO². Estudos indicam que pedalar pode economizar até 360g de CO² por mês.

Além disso, elas geram menos gastos com combustível, estacionamento e manutenção. Por exemplo, enquanto uma viagem de 50 km de carro custa em média R$ 28,00, a mesma distância pode ser percorrida com uma bicicleta elétrica por apenas R$ 0,56 em energia de recarga.

Mais um ponto importante levantado pelo Diretor da Oggi Bikes é que os modais são capazes de circular nas ciclofaixas e ciclovias, ajudando a reduzir o trânsito urbano e proporcionando um deslocamento mais rápido e eficiente.

“As bicicletas elétricas modernas são leves, práticas e algumas até dobráveis, facilitando o armazenamento e manuseio em espaços reduzidos. Além disso, a oferta de seguros específicos para bicicletas elétricas aumenta a segurança dos ciclistas urbanos”, comenta David.

A promoção do ciclismo e da caminhada como modos de transporte sustentáveis ganhou ímpeto em 2024. As cidades estão repensando seu planejamento urbano para incluir mais ciclovias e calçadas amplas, tornando as bicicletas elétricas uma opção cada vez mais acessível e eficiente.

“A Big Wheel 8.0 combina agilidade, praticidade e sustentabilidade, sendo uma escolha inteligente para quem deseja melhorar a mobilidade urbana e contribuir para um futuro mais verde”, conclui David Peterle.