Início Mulher Alimentação para ciclistas gestantes

Alimentação para ciclistas gestantes

Especialista em emagrecimento fala sobre alimentação e nutrientes que não podem faltar para as ciclistas gestantes, e qual é a melhor dieta.


Dr. Caian Maroni é graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, pós graduando em Nutrição Clínica Esportiva e interpretação de exames laboratoriais. Ele fala sobre alimentação e descreve quais nutrientes não podem faltar durante a gestação para as ciclistas praticantes.

• Atendimento nutricional mentory

• Dietas Nutricamp Academy

• Cetificado pela Internacional Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK)

Ciclista grávida de dois meses. © AdobeStock

Ciclistas gestantes e a alimentação

Levamos algumas questões ao Dr. Maroni, referente às ciclistas gestantes, veja as respostas abaixo:

Quais nutrientes não podem faltar para ciclistas gestantes?

As vitaminas na gestação são importância tanto para a saúde da mãe quanto para o desenvolvimento do feto durante a gestação. Além de manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, deve-se avaliar a necessidade de suplementar vitaminas e minerais importantes para a gravidez.

Segundo o Manual de Assistência Pré-Natal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a avaliação das necessidades nutricionais da gestante segue três passos: anamnese (conversa com a paciente), exame físico e testes laboratoriais. A partir deste último, é possível identificar possíveis deficiências de vitaminas e minerais e dar início à suplementação adequada.

Ferro, vitaminas do complexo B, ácido fólico, vitamina D-E, magnésio, cálcio, zinco são uns dos nutrientes mais importantes na gestação, mas vale ressalta que nenhuma suplementação substituía uma alimentação balanceada.

Plano alimentar às ciclistas gestantes, qual é a melhor dieta?

A melhor dieta sempre será aquela feita pra você, de forma individualizada prescrita por um nutricionista, levando em consideração todos os pontos coletados na anamnese, exames físicos e testes laboratoriais. Evite ao máximo seguir dietas da moda e seguir algum plano alimentar sem a devida orientação.

Sugestão de preparação dos alimentos

Evite frituras, alimentos ultraprocessados e processados, de preferência para os alimentos in natura e minimamente processados.

Não exagera na quantidade de óleos das preparações e sempre escolha temperos naturais.

Dicas de como obter nutrientes em alimentos

A biodisponibilidade é a capacidade que o nosso organismo tem de absorver determinado ingrediente, dependendo da combinação de alimentos que você o faz poderá prejudicar a biodisponibilidade ou ajudar, por exemplo:

Vitamina C e ferro- o ferro dos alimentos de origem vegetal tem menor biodisponibilidade, para aumentar o aproveitamento desse mineral pelo organismo, consuma-o com alimentos ricos em vitamina C. Quer um exemplo prático, tempere sua salada de couve e brócolis com bastante limão ou tome um suco de limão após uma refeição rica em ferro.

Gorduras e vitaminas lipossolúveis- As vitaminas lipossolúveis são aquelas que dependem dos lipídeos (gorduras) para serem absorvidas, por isso, sempre que ingerir um alimento rico nesses nutrientes procure fazer o consumo de uma gordura boa.

Estudos comprovam que quem consome regularmente legumes e vegetais cozidos no vapor conseguem absorver muito mais nutrientes dos que são cozidos por imersão, é uma ótima estratégia para deixar o seu prato ainda mais rico em nutrientes.

Ciclista grávida de 8 meses. © EnvatoElements

Dr. Caian Maroni, especialista em emagrecimento e hipertrofia que atente na Clínica Fernanda Cortez

Contato da assessoria:

Eduarda Magalhães – Assessoria Márcia Stival
Fones: (11) 3863-2192/ 3205-4651
VIVO: (11) 97721-0088
E-mail: notas2.assessoria@gmail.com
www.marciastival.com.br

Sair da versão mobile