Santander Brasil Ride Bahia realiza a 11ª edição entre os dias 7 e 13 de novembro

Ministério da Cidadania e Secretaria Especial do Esporte apresentam o evento, que conta com Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga como cidades-sedes e será realizado pela quinta vez no extremo sul da Bahia.

A região do extremo sul da Bahia será palco, em novembro, da 11ª edição da Santander Brasil Ride Bahia, principal stage race premium de mountain bike do mundo. Entre os dias 7 e 13, ciclistas de todo o País e alguns dos melhores do mundo estarão disputando a competição, que conta com sedes em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e no município de Guaratinga. No último dia, o sábado (13), outro grupo de atletas junta-se aos participantes da ultramaratona, na realização da Maratona dos Descobrimentos, encerrando com chave de ouro o evento. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

© Hudson Malta

Considerado o Giro d’Itália do MTB mundial, a ultramaratona oferece um desafio e tanto para os participantes. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e 13.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Santander Brasil Ride.

A primeira etapa é disputada dentro de Arraial, intitulada de prólogo. Já a segunda e a quinta marcam o deslocamento de ida e volta entre as duas sedes. As etapas 3 e 4 são no entorno da Vila Santander Brasil Ride, enquanto a etapa 6 outra vez é marcada por um circuito em Arraial. O encerramento é realizado em paralelo à Maratona dos Descobrimentos, em uma prova rápida entre Arraial e Trancoso.

Em termos de estrutura, a Santander Brasil Ride realmente se destaca, com serviço completo aos participantes. Possui entre os destaques o serviço de Suporte Neutro Shimano, que gratuitamente faz atendimento mecânico a todos os ciclistas durante a prova, independentemente da marca de componentes de sua bike, e o lava-bike realizado pela Squirt, em que após cada etapa o atleta deixa sua bicicleta na tenda da marca e depois a retira limpa, sem ter que se preocupar, também sem custo algum.

© Fabio Piva

Vila Santander Brasil Ride em construção – Já está em construção em Guaratinga a Vila Santander Brasil Ride. O local é uma verdadeira cidade para 1.100 pessoas, em uma fazenda a 14 quilômetros do centro da cidade, onde são servidas 5.400 refeições de alto padrão, sucos e sobremesas. Conta com uma estrutura gigantesca, com 80 toneladas de equipamentos, montada em uma área de 10 hectares para quatro dias de provas.

São 1.100 barracas, dois poços artesianos de 100 metros de profundidade, com cinco bombas que extraem e distribuem 800 mil litros de água para diversas áreas do acampamento/cidade, tendas para restaurantes, incluindo uma para 700 pessoas, 10 km de fios subterrâneos, 48 chuveiros com água quente, tendas de patrocinadores e uma carreta médica, com leitos e UTI.

Durante dois meses, a equipe do evento transforma uma área de pasto para o gado em uma cidade completa, com fiação subterrânea, áreas para alimentação, banhos e banheiros e três áreas diferentes com barracas para atletas, estafe e equipe de alimentação.

© Mario Jornday

Estrelas mundiais do esporte – Em suas dez edições, a ultramaratona Santander Brasil Ride Bahia recebeu atletas de diferentes partes do mundo, com um pelotão recheado de estrelas do ciclismo internacional. Estiveram nas trilhas da competição campeões olímpicos, como o holandês Bart Brentjens e o tcheco Jaroslav Kulhavý, e também renomados ciclistas que fizeram história na modalidade, ao conquistar títulos mundiais, como o suíço Christoph Sauser, o português Tiago Ferreira, o maior nome do mountain bike brasileiro, Henrique Avancini, entre outros.

Na 11ª edição os atuais campeões, Tiago Ferreira (POR) e Hans Becking (HOL), estarão de lados opostos na disputa de mais um título da ultramaratona. Enquanto Ferreira, ao lado do belga Wout Alleman, vai em busca do seu terceiro título da prova, Hans tentará se isolar como o maior campeão do evento, na luta pelo seu quarto troféu de campeão do evento, competindo junto com português José Dias, atual medalha de bronze do Campeonato Mundial de Maratona (XCM).

© Josue Fernandez

Crescimento e reconhecimento – Se dentro das pistas a briga promete pegar fogo ao receber alguns dos melhores ciclistas do ranking mundial, fora delas o destaque também é marcante. Além da concessão de naming rights de todas as provas do Tour Brasil Ride para o banco Santander até o fim de 2022, outras empresas de renome mundial também reforçam o time de marcas que estão ao lado do evento, como a Jeep e a Continental Pneus, juntando-se empresas fortes como Unidas, Specialized e Shimano, entre outras. Fatos como esse justificam o crescente interesse da mídia, patrocinadores e, obviamente, de participantes, que formam um pelotão eclético.

“Na Santander Brasil Ride Bahia temos o encontro de alguns dos melhores ciclistas do mundo com algumas das principais marcas globais em seus segmentos. Isso nos dá a certeza de que mais uma vez o amante do esporte será presenteado com um evento de altíssimo nível durante seus sete dias de realização. Quero fazer um agradecimento especial ao ministro João Roma, do Ministério da Cidadania, pelo apoio do Governo Federal através da Lei de Incentivo ao Esporte, à realização de eventos de destaque internacional no país, e ao Governo do Estado da Bahia, que pelo 11º ano recebe em sua região a maior ultramaratona de mountain bike das Américas”, comenta Mario Roma, fundador da Santander Brasil Ride.

© Fabio Piva

As 7 etapas da ultramaratona:

1ª etapa, dia 7/11 – 19,5 km e 294 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
2ª etapa, dia 8/11 – 143 km e 2.653 m de altimetria de Arraial a Guaratinga
3ª etapa, dia 9/11 – 67 km e 1.432 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 10/11 – 100 km e 2.527 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 11/11 – 135 km e 1.974 m de altimetria de Guaratinga a Arraial
6ª etapa, dia 12/11 – 31,7 km e 564 m de altimetria em Arraial d’Ajuda
7ª etapa, dia 13/11 – 46 km e 532 m de altimetria em Arraial d’Ajuda

Santander Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Santander Brasil Ride:
Site: www.brasilride.com.br
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa ZDL Sports:
ZDL Sports – Gustavo Coelho / Doro Jr. – Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Site: http://zdl.pressroom.com.br

Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica