PICOS PRO RACE 2021 CONTEMPLA AS BELEZAS DA ‘’CAPADÓCIA NORDESTINA’’

Picos Pro Race 2021 – Capadócia Nordestina

Depois de meses sem grandes competições a nível nacional, a Picos Pro Race se preparou e recebeu centenas de atletas em seus dois dias de prova. O nordeste brasileiro ficou pequeno para a PPR que, nesse ano, contou com atletas vindos de 16 estados do país que se surpreenderam com a qualidade de entrega da organização, as belezas naturais da região, a dureza da prova e a hospitalidade do povo local para com todos. O evento é de extrema importância para a região de Picos e para todo o estado do Piauí, movimentando a economia e o turismo no sertão piauiense.

© César Delong

A grande novidade do trajeto desse ano foi a categoria Pro indo até a recém famosa ‘’Capadócia Nordestina’’, lugar incrível, com visual lindo das imponentes formações rochosas que roubam a cena e enriquecem os cliques dos fotógrafos, fazendo com que não tenhamos palavras para descrever tamanha riqueza.

© César Delong

O clima local é de calor intenso, chegando facilmente a 38°c e com umidade que faz parecer um forno ao ar livre. Os estradões onde os bikers passaram são grandes bancos de areia e de poeira, as trilhas são cheias de espinhos, cactos e arbustos que facilmente cortam seus braços. As íngremes e pesadas subidas com muitas pedras cortantes fecham o combo da dureza da prova, que com certeza é uma das mais difíceis do Brasil, mas com aquele gostinho de quero mais ao cruzar a linha de chegada. Quem vai uma vez, quer ir sempre.

© César Delong

No sábado, a largada foi dada para a primeira etapa daqueles que iriam participar da Picos Pro Race Ultra Edition, com percurso de 46km e 800 de altimetria; aconteceu também a PPR GROM, voltado para crianças com idade entre 03 e 11 anos em circuito fechado na arena do evento.

© César Delong

No domingo foi a largada do Ultra Edition e da Classic Edition, nas categorias Light com 20km, Sport com 50km e Pro com 94km chegando a 1500m de altimetria. Os atletas Danrley Cavalcante e Karine Frota levaram a melhor após o somatório do tempo dos dois dias de prova, se consagrando campeões da categoria elite.

© César Delong

Ao todo serão foram distribuídos R$ 25 mil em prêmios em dinheiro, além de troféus, medalhas e brindes de patrocinadores. Este ano o evento contou com o co-patrocínio da marca Sense e patrocínio master do Governo do Estado, além de todo o apoio político das cidades próximas onde o trajeto passou, como as cidades de Santana do Piauí e São José do Piauí, além da própria cidade de Picos, que organizou um sistema de testarem gratuita contra a covid-19 e obrigatória para todos os atletas inscritos.

A Picos Pro Race é hoje uma das maiores provas de Mountain Bike do Brasil e tem muito ainda a crescer. Esta foi a nona edição da PPR e já temos data marcada para a próxima! Será entre os dias 01 e 03 de julho de 2022. Para ano que vem, a Picos Pro Race trará ainda mais novidades. A prova completará dez anos e muita coisa boa está prevista. “Vamos trazer um evento ainda maior e melhor. Já somos a maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste, mas o trabalho não para”, destaco Daniel Freitas, organizador da prova.

© César Delong

Galeria

© César Delong
© César Delong
© César Delong
© César Delong
© César Delong
© César Delong
© César Delong
© César Delong
© César Delong
© César Delong
© César Delong
© César Delong