CIMTB MICHELIN É NESSE FIM DE SEMANA

Confira os detalhes das provas da CIMTB Michelin que serão realizadas neste fim de semana, no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, durante a segunda etapa da competição em 2022.

Araxá (MG) será palco nesta semana da segunda de quatro etapas da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike na atual temporada. Entre sexta-feira e domingo (24 a 26), os melhores ciclistas do Brasil e do mundo estarão competindo em três diferentes modalidades no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá: Short Track (XCC), Maratona (XCM) e Cross Country Olímpico (XCO). Após concluir a formatação das três pistas, a organização definiu o número de voltas de cada uma das 41 disputas.

© Allan Calisto

No Cross Country Olímpico, as alterações ocorreram em disputas femininas, após as próprias ciclistas terem requisitado um maior número de voltas, no circuito de aproximadamente 5 km por volta. “A pedido das atletas, deixamos as categorias femininas Sub-17, Sub-40 e Sub-50 com o mesmo número de volta dos homens, com 3 voltas. Estamos seguindo o mesmo conceito de competição e as categorias Sub 15 e Over-50 continuam com 2 voltas no XCO. Para nós o mais importante é atender da melhor forma todas as categorias”, comenta Rogério Bernardes, organizador do evento.

Já a disputa da Maratona também teve a definição do número de voltas. O circuito está com cerca de 14,5 km e 450 metros de altimetria por volta. “Depois de fazermos a visita ao local da pista, que passa pela mina da Mosaic, definimos o melhor formato para dar diversão e segurança a todos os atletas da Copa Sense CIMTB. O número de voltas será praticamente o mesmo de 2021 com vários trechos novos”, destaca Rogério Bernardes.

Na sexta-feira, dia 24 de junho, será o dia de reconhecimento do percurso e o GPX da pista da Maratona com todos os detalhes será divulgado pela manhã, no link https://cimtb.com.br/araxa-mg/#percursos, momentos antes da liberação do treino. O horário do treino na sexta-feira é das 10h00 às 16h00. No sábado, dia 25 de junho, não haverá treino para XCM.

História da CIMTB Michelin

A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e, agora, Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.