Que tal pedalar como os holandeses?

Um novo estudo da Universidade do Sul da Dinamarca, publicado na prestigiada revista Communications Earth & Environment, revelou que os holandeses pedalam em média 2,6 quilômetros por dia e que, se esse padrão fosse replicado em todo o mundo, as emissões globais anuais de carbono cairiam 686 milhões de toneladas por ano.

Uma mulher com uma bicicleta em Amsterdã. A Holanda tem algumas das taxas mais altas de ciclismo do mundo. – Direitos autorais do Canva

Esse número expressivo de quase 700 milhões de toneladas excede toda a pegada de carbono da maioria dos países, incluindo Reino Unido, Canadá, Arábia Saudita e Austrália.

Ainda de acordo com o estudo, a produção de bicicletas aumentou nos últimos 60 anos, mas isso não significou mais pessoas estão pedalando. As viagens de bike representam, atualmente, apenas 5% das viagens diárias em todo o mundo.

Para Gang Liu, um dos autores do trabalho, o principal interesse do estudo é mostrar que a bicicleta tem um papel importante a desempenhar na redução das emissões nos transportes – que são responsáveis por 1/4 das emissões globais de gases do efeito estufa. Para Liu, é importante fortalecer o papel da bicicleta em um momento em que o debate tende a se concentrar nos carros elétricos.

Veja mais: https://bit.ly/holanbike

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140.

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike