fbpx
Início Mobilidade Califórnia proíbe a venda de carros a combustão a partir de 2035;...

Califórnia proíbe a venda de carros a combustão a partir de 2035; decisão pode influenciar o mercado automotivo global

Califórnia proíbe a venda de carros a combustão a partir de 2035; decisão pode influenciar o mercado automotivo global

Califórnia proíbe a venda de carros a combustão a partir de 2035

© EnvatoElements

O governo da Califórnia anunciou na última quinta-feira, 25 de agosto, uma mudança que pode impactar toda a indústria automobilística em meio a transição para os veículos de emissão zero.

O estado americano quer barrar as vendas de carros novos a combustão a partir de 2035 para reforçar o combate às mudanças climáticas, uma vez que os veículos a gasolina são as principais fontes de gases de efeito estufa.

Também há metas que devem ser cumpridas já nos próximos anos. Para 2026, por exemplo, o índice de carros elétricos vendidos no estado deve subir para 35% e 68% até 2030.

Segundo o The New York Times, trata-se do único governo do mundo a adotar a regra como lei até aqui. Ainda que países como o Canadá, Reino Unido, França, Espanha e Dinamarca, também já tenham traçado as suas metas de eliminar a venda de veículos novos a combustão, o que deve acontecer entre 2030 e 2040. 

Com grande participação e influência no mercado automotivo não só americano como mundial, a decisão é um marco importante, visto que outros governos podem seguir a iniciativa em breve. Conforme a reportagem do jornal americano, é esperado que pelo menos 12 estados acompanhem a mudança, entre os principais estão: Nova York, Pensilvânia, Washington, Nova Jersey e Colorado.

No fim, é esperado que ao menos um terço do mercado automotivo americano seja afetado pela lei.

Fonte