Bolonha, na Itália
Bolonha foi a primeira grande cidade italiana, com mais de 300 mil habitantes, a adotar o programa Città 30. Após os primeiros seis meses de implementação, a FIAB (Federação Italiana Ambiente e Bicicleta) divulgou os resultados positivos da iniciativa.
Os dados mostram uma redução significativa nos acidentes de trânsito, com uma diminuição de 11% no total e 38% nos acidentes graves. As mortes nas ruas diminuíram em 33% e os feridos em 12%. Além disso, houve um aumento de 12% no uso da bicicleta, uma quase duplicação no uso de bikes compartilhadas (92%) e um crescimento de 11% no uso de transporte público, enquanto o congestionamento caiu 3%. A poluição por óxidos de nitrogênio também registrou uma queda de 23%.
Alessandro Tursi, presidente da FIAB, comemorou os resultados e fez um apelo aos prefeitos de outras cidades italianas, incentivando-os a adotar medidas semelhantes sem medo de críticas. “Città 30 não significa limite em 100% das ruas municipais, mas apenas altera o relacionamento entre regra e exceção: 30 km/h se torna a regra, enquanto as ruas a 50 km/h ou mais, como os grandes eixos de tráfego, se tornam exceção”.
Segundo a FIAB, as ordens e placas são apenas o primeiro passo, sendo necessário seguir com a segurança das ruas e dos pontos mais perigosos, a criação de zonas escolares em toda a cidade, controles específicos e uma constante educação e comunicação. Vale ressaltar que os opositores do programa tiveram que retirar o referendo contrário, pois não conseguiram sequer coletar as assinaturas necessárias dos cidadãos.
Veja mais: https://bit.ly/3Wx86Tb
Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140
Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News