Mas para facilitar a adaptação e o equilíbrio na bicicleta, há um conceito inovador chamado balance bike, ou bicicleta de equilíbrio. Não possui pedais, freios nem rodinhas de apoio. A ideia é que a criança desenvolva coordenação motora e equilíbrio brincando. Ela senta e caminha, vai aprimorando sua noção de velocidade, reflexo, dentre outras características que lhe serão úteis quando forem pedalar.

Na verdade, essa bicicleta é indicada para crianças menores, de dois a cinco anos. Nessa idade o encantamento com o “brinquedo” novo é ainda maior.

Os fabricantes fazem bicicletas resistentes e que prezam pela segurança e conforto da bicicleta. Bicicletas feitas de madeira, como a Runna Bikes, importada pela paranaense Fern, são confeccionadas com material de alta qualidade que não tenha nenhuma lasca que possa machucar a criança em alguma eventualidade. (https://www.runnabike.com.br/)

© Divulgação

Outras, como a Fast Wheels, importada pela catarinense HParts, prezam pelas cores atraentes que prendem ainda mais a atenção das crianças e tornam a brincadeira mais divertida.

© Divulgação

A bicicleta de equilíbrio é mais uma aliada para inserir a criançada cedo no mundo da bike!