Adeptos às Laranjinhas cresceram 480% em abril, em comparação com o mesmo período em 2020

O serviço do programa Bike Salvador, registoru, em dados recentes, aumento de 141% no número de viagens, comparando o primeiro trimestre de 2021 com o mesmo período em 2019. O sistema de bikes compartilhadas é promovido pela prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike, operado pela empresa Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina e patrocinado pelo Itaú Unibanco

As laranjinhas vêm contribuindo desde 2013 com o trânsito da cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, levando a capital baiana para o caminho das cidades inteligentes. Em um comparativo de abril deste ano com o mesmo mês, em 2020, o projeto cresceu em número de adeptos à bike, aumentando em 480% o número de usuários, além do crescimento de 368% em números de viagens, comparando o mesmo período.

São mais de 300 km de infraestrutura de ciclomobilidade na capital baina, a exemplo de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas. O aumento de mais de 650% de ampliação no sistema, aliado ao trabalho de conscientização, educação e mobilização para introduzir a cultura da bicicleta à rotina da cidade, além das mudanças de hábitos durante a pandemia, são os principais propulsores na adesão ao uso das bikes na região”, comenta a gerente regional da Tembici, Nicole Barbieri.

“A gestão municipal nos últimos oito anos realmente mudou a cidade quando o assunto é mobilidade ciclística. Eram cerca de 20km de sistema cicloviário em 2013 e nenhuma empatia com o uso das bikes e o seu poder de transformação. Nessa nova realidade que temos hoje, com uma cidade que se acostumou com a rotina de ter ciclistas no cotidiano do trânsito, nossa pauta se volta agora para ampliar ainda mais essa convivência intermodal dando segurança e encorajando mais pessoas a usar, quando puder, esse meio de transporte que como sabemos tem um papel fundamental na formação de um lugar mais sustentável e responsável”, acrescenta o coordenador do MSVB e presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.