Eslovenos especialistas em carbono constroem uma das bicicletas de estrada mais leves do mundo (e pode ser montada todos os dias)

A Berk construiu uma das bicicletas de estrada mais leves do mundo que, diferentemente de muitas bicicletas leves, deixa pouco em termos de usabilidade. A marca eslovena compartilhou exclusivamente detalhes com a BikeRadar sobre como criou esta bicicleta de estrada de 3,9 kg.

A bicicleta foi pensada como um projeto interno para testar os limites do que a Berk pode produzir. O resultado é uma bicicleta sub-4kg que pode ser conduzida com confiança diariamente. 

Esse último ponto é o principal. Segundo a Berk, seria relativamente fácil produzir uma bicicleta consideravelmente mais leve, mas a missão da marca é construir peças verdadeiramente “leves e confiáveis”. 

A Berk também queria ilustrar que, enquanto o restante da indústria se concentra nos avanços da tecnologia aero e de freio a disco, ainda há avanços significativos a serem feitos e interesse público na tecnologia leve. 

Não podemos deixar de concordar. O Aero pode ser rápido, mas há pouco que agita nossos lombos de peso tanto quanto a visão de uma verdadeira compilação de pesos de penas.

Como a Berk construiu um quadro de 631g

Berk é mais conhecido por suas selas leves e combinações integradas de selim/espigão de selim . No entanto, a marca também possui uma vasta experiência na produção de conjuntos de quadros personalizados.

Esse conjunto de molduras em particular começou a vida há três anos, quando foi construído para o funcionário da Berk, Aleš Arnež .

O quadro apresenta um conjunto de mastro de assento e sela de uma peça integrados. Isso é absolutamente fixo no momento da fabricação, então você definitivamente vai querer saber a altura da sela antes de se comprometer com uma delas.

O peso total da armação é de 631g

Vista traseira da bicicleta de estrada Berk de 3,9 kg, incluindo combinação integrada de mastro e sela
A estrutura, o mastro do assento e a sela formam uma unidade inteira.

De acordo com a Berk, o quadro é construído com a fibra de carbono do módulo MJ mais alta da Toray, em combinação com o carbono Toray T1000, mais comumente visto nas bicicletas de ponta.

A Berk também usou o Innegra em algumas áreas – um material compósito leve especializado que é mais leve que o Kevlar e é comumente usado para fornecer durabilidade adicional aos quadros de carbono.

Como se 631g não fosse leve o suficiente, a Berk afirma que seria possível ficar ainda mais leve, produzindo um quadro de sub-500g que seria “seguro para ser usado diariamente e completamente confiável”. 

Para produzir isso, o quadro precisaria ser construído inteiramente a partir do carbono da série MJ mencionado anteriormente.

Cockpit de peça única personalizado em 3,9 kg em bicicleta Berk
O cockpit é feito sob medida por Berk.

No entanto, a Berk não deseja seguir esse caminho, porque seria muito caro e acredita que o mercado para esse quadro seria extremamente limitado. 

O garfo é uma THM Scapula, que já é um dos garfos mais leves do mercado de reposição no mercado, com 275g. Berk lixou o garfo de volta ao limite absoluto, diminuindo seu peso para apenas 228,8g. O limite do condutor para o quadro, conforme a foto, é de 85 kg.

Componentes customizados malucos para uma construção maluca

Fazer um conjunto de quadros ultraleve é ​​apenas parte do processo ao construir uma bicicleta com menos de 4 kg. 

Arnež também é um componente especialista em ‘tuner’ (que é uma maneira educada de dizer que realmente conhece o caminho de um Dremel) e colocou suas habilidades em bom uso com essa compilação. 

Para começar, a bicicleta é construída em torno de um conjunto de grupos SRAM Red de 11 velocidades altamente modificado . 

O desviador traseiro vermelho SRAM foi personalizado para reduzir seu peso a apenas 121,9 g, mas não são as modificações mais agressivas que já vimos. Agradecemos este aceno em direção à praticidade.

O desviador traseiro foi reduzido, com a gaiola substituída por uma opção de carbono esquelético personalizada. Até as rodas jockey foram substituídas por opções de carbono ultraleve. Os shifters receberam um tratamento semelhante.

Avançando, a bicicleta apresenta um desviador dianteiro Tiso Altore modificado. Os componentes de mudança ultraleve da marca italiana, fechados, atingiram um público quase semelhante ao culto na cena do peso. 

Este exemplo em particular foi modificado com gaiolas de carbono para reduzir seu peso a 49g. O suporte do desviador vem com apenas 7,4 g.

Desviador Tiso Altore em bicicleta Berk de 3,9 kg
O desviador Tiso Altore foi personalizado para reduzi-lo a um peso verdadeiramente emplumado.

(Para aqueles que estão interessados ​​na história de desviadores de nichos, a Disraeli Gears é, como sempre, o recurso essencial para todas as coisas instáveis.)

A fita vem como cortesia da SeqLite. Há muita pouca informação disponível sobre a marca on-line e ela não parece mais estar no mercado. No entanto, podemos dizer-lhe que este cassete de 11 velocidades pesa 111,7 g. 

Para comparação, uma cassete Rotor 11-28 UNO – que é a cassete mais leve que já tivemos no escritório da BikeRadar – pesa 135g.

24g pode parecer trivial para a maioria de nós, mas esse tipo de economia marginal está entre a elite do peso. 

Manivelas THM Clavicula com coroas de carbono montadas em bicicleta de estrada Berk de 3,9 kg
Um conjunto mais antigo de manivelas THM Clavicula é usado nesta compilação.

Alimentando tudo isso, há um conjunto de manivelas THM Clavicula mais antigas . Um conjunto de coroas de carbono não identificadas, que pesam apenas 76,9g, adornam essas manivelas. Este não é um trem de força que você deseja executar sujo.

Uma corrente PYC (213,2 G) completa o trem de força

O cockpit de uma peça personalizado é uma cortesia do próprio Berk. Isso pesa 203,6g. Como os combos de selim/selim de uma peça, eles estão disponíveis para compra na Berk, mediante solicitação especial. 

Para comparação, o cockpit de peça única Canyon CP20, visto em suas versões mais leves, pesa 270g. Estes são os freios de estrada mais leves do mundo

Ciamillo Gravitas freia em bicicleta de estrada de 3,9 kg Berk
Os freios Gravitas de Ciamillo são alguns dos freios mais leves já feitos.

A frenagem é realizada por um conjunto de freios Ciamillo Gravitas. Estes estão entre os freios mais leves do mundo, chegando a 156,8g para o par.

Um conjunto de jantes Reynolds não identificadas é atado aos cubos Tune para fazer um rodado de 898,5g, de acordo com as escalas de Berk.

É difícil de acreditar, mas na verdade existem rodas mais leves por aí. O Extralite CarboClimb A25T é a opção mais leve que conhecemos com 780g para o par.

No entanto, entendemos que a Berk especificou algo um pouco (embora apenas um pouco) mais sensível em nome da usabilidade do dia-a-dia.

Pedais Speedplay em bicicleta de estrada Berk de 3,9 kg
A bicicleta desiste pouco em termos de praticidade, e gostamos disso.

Colados a estes estão um conjunto de pneus Tufo. O modelo e tamanho exatos não são divulgados, mas, com 317,5g reivindicados para o par, eles provavelmente são o Tufo Elite Jet .

Como um divertimento à parte, de acordo com as estatísticas fornecidas pela Berk, o ar nesses pneus pesa 14g. Sim, você leu certo – Berk pesou o ar. Coisas notáveis. 

Toda mudança e frenagem é controlada via Powercordz. Diz-se que esses cabos Zylon funky são duas vezes mais fortes que Kevlar e, mais criticamente aqui, também são 75% mais leves que o aço.

No geral, o que mais nos impressiona nessa versão é que, embora a especificação definitivamente se incline bastante no espectro de peso, ela deixa pouco em termos de praticidade.

Ele ainda usa shifters padrão (embora eles tenham, é claro, recebido tratamento com brônquios), usa pedais Speedplay não modificados, outros componentes não foram modificados nem um centímetro de sua vida útil e ainda possui um pedal duplo. 

Abaixo está uma lista completa dos componentes e seus pesos, conforme fornecido pela Berk. Sempre que possível, identificamos cada componente.

Especificações completas da bicicleta de estrada Berk de 3,9 kg com pesos

  • Estrutura Berk personalizada (incluindo mastro e sela) : 631,1g
  • Garfo THM Scapula personalizado : 228.8g
  • Plugue de expansão: 3.9g
  • Parafuso superior : 4.8g
  • Fone de ouvido : 39.5g
  • Espaçador impresso em 3D personalizado : 2.1g
  • Manípulos SRAM vermelhos de 11 velocidades modificados: 255.8g
  • Cassete SeqLite: 111,7g
  • Cabos : 46g
  • Cabos internos Powercordz : 8.5g
  • Pedaleira THM Clavicula : 331,7g
  • Argolas de carbono não identificadas : 76,9g
  • Suporte inferior : 71.4g
  • Desviador traseiro vermelho de 11 velocidades SRAM modificado : 121,9g
  • Desviador dianteiro Tiso Altore modificado : 49g
  • Desviador dianteiro : 7.4g
  • Suporte do desviador traseiro : 15.6g
  • Cadeia PYC SP1101: 213,2g
  • Pedais Speedplay Ultra Light Action Titanium : 133.8g
  • Travões Ciamillo Gravitas : 156.8g
  • Cockpit Berk de uma peça personalizado : 203.6g
  • Fita do guidão : 5.2g
  • Rodas Tune / Reynolds : 898,5g
  • Pneus Tufo Elite Jet : 317.5g
  • Liberação rápida : 26.6g
  • Ar : 14g
  • Parafusos : 8g
  • Topos de garrafas sem tecido : 3g
  • Peso total: 3,986.3g

Por Jack Luke

Fonte da matéria