Situado na Pensilvânia, o Bicycle Heaven é o maior museu temático de bicicletas do mundo
Quatro mil bicicletas.
Esse é o acervo do Bicycle Heaven, um museu situado no canto oeste de Pittsburgh, Pensilvânia. A instituição é um museu e uma loja de bicicletas, tudo em um armazém de dois andares. Bicicletas usadas estão dispostas no estacionamento em frente, todas disponíveis para compra.

O que se segue é um labirinto de bicicletas vintage, peças e miscelânea, com corredores estreitos entre eles. Há híbridas e pilotos, bicicletas de BMX e rodas altas, alinhados tão firmemente quanto livros em uma prateleira. Paredes inteiras estão cheias de Schwinns com barras suspensas. O corredor estreito é coberto por garfos desmembrados, que são dispostos em um arco-íris de pinturas originais.

A Bicycle Heaven foi fundada em 2011 pelo mecânico de bicicletas local Craig Morrow. O que começou como uma única bicicleta retirada do lixo se transformou em uma vibrante organização sem fins lucrativos que conserta e aluga bicicletas e está aberta sete dias por semana. Para quem está de fora, Pittsburgh pode parecer um local estranho para um museu de bicicletas, principalmente o maior museu desse tipo do mundo. Mas para quem conhece bem a cidade – e suas longas tradições de fabricação e coleções excêntricas – o Bicycle Heaven faz todo o sentido.

A maioria das bicicletas são modelos do dia a dia, que se tornaram relíquias históricas ao longo das décadas. Mas o Bicycle Heaven também tem suas celebridades: o Bowden Spacelander era conhecido por seu design futurista e, das 600 unidades já fabricadas, o Bicycle Heaven possui dezessete. Outra exibição de destaque é a bicicleta de “Pee-wee’s Big Adventure”, a engenhoca vermelha do filme.

Ao contrário de um museu mais pesado, as exposições do Bicycle Heaven são repletas de novidades, como uma escultura interativa dos Três Patetas, pôsteres de filmes antigos e um recorte de papelão do Capitão Canguru proclamando: “As bicicletas Schwinn são as melhores”. E, no entanto, apesar do espaço industrial e da coleção pesada, o Bicycle Heaven é impecavelmente bem organizada.

Uma das melhores partes do Bicycle Heaven tem menos a ver com o edifício do que com sua localização: o museu fica em um parque industrial, a apenas algumas ruas tranquilas de uma trilha de uso misto. Esta trilha tem quilômetros de extensão e contorna o North Shore, e oferece um dos passeios ciclísticos mais belos de Pittsburgh. Em um dia quente e ensolarado, pedalar até o Bicycle Heaven é a maneira mais agradável de chegar lá, muito melhor do que de carro ou ônibus.
Site oficial: https://www.bicycleheaven.org/


