Chicago teve um desfile de bicicletas bem interessante em 1893

Em 10 de agosto de 1893, ocorreu uma enorme parada para ciclistas em Chicago. A parada fazia parte da 14ª reunião anual da League of American Wheelmen (LEI).

O ciclismo estava crescendo sem precedentes em popularidade nos Estados Unidos no início da década de 1890. Não dava mais pra ignorar os ciclistas.

O destaque desse dia foi um desfile em que centenas de membros do LAW e outros ciclistas pedalaram em uma avenida que passava por vários prédios grandes construídos para a exposição. O Inter Ocean, com sede em Chicago, relatou que o desfile foi “um sucesso brilhante”. O jornal também observou: “Havia cerca de mil bicicletas na fila, e a procissão levou vinte e três minutos para passar”.

Havia pelo menos duas lanternas chinesas presas às alças de cada uma das bicicletas usadas no desfile. “Foi um carnaval iluminado”, relatou o Chicago Tribune. “Quando estendido na avenida longa e lisa, parecia um rio dançante de fogo correndo a uma velocidade vertiginosa.”

O desfile foi ainda caracterizado por detalhes que muitos ciclistas trouxeram para o evento. Alguém chamado FJ Morse, por exemplo, andava de bicicleta apresentando não apenas um guarda-chuva gigante cobrindo a roda dianteira, mas também uma imensa faixa proclamando “Sua Majestade Real Rei Wheelman”. Outro ciclista, Arthur Smith, estava vestido de Tio Sam para o desfile. Os irmãos Engle da cidade vizinha de Evanston andavam de bicicleta tandem exibindo um grande tecido decorado com o logotipo da LAW e iniciais em bronze.

A peça central de toda a exposição foi a roda gigante que foi projetada e construída por George Washington Gale Ferris Jr., e alguém identificado como J. Bills prestou homenagem a este passeio divertido durante o desfile. O Chicago Tribune afirmou que Bills “atraiu a atenção de todos” ao pedalar um triciclo rebocando uma pequena réplica da roda gigante.

E, como dito acima, vários dos participantes do desfile carregavam lanternas em suas bicicletas. A versão maior, incluindo 60 lanternas, foi transportada por Mark Kennicott. Ele acabou perdendo metade dessas lanternas durante o desfile.

Um aspecto ainda mais notável do desfile envolveu o grande número de mulheres ciclistas que estavam por lá. Essas mulheres pedalavam à frente dos homens na maior parte do tempo e eram lideradas por Lizzie L. Haggerty e Lucy Porter.