Nome
Jairo Seabra Emygdio

Idade
82 anos e 40 nos de Loja

Cidade
Jaguarão – RS

Profissão
Mecânico de bicicletas (Agência Delfin)

Seu Jairo iniciou sua paixão ao reformar uma bicicleta para seu uso pessoal, em meados de 1958.

Em 1977, Francisco de Assis Delfin, o Seu Chico, ao se aposentar, vendeu a casa/loja onde já havia uma loja de peças e acessórios para bicicletas para o Seu Jairo, como é conhecido por todos.

Sua relação com o uso da bicicleta é restrito, devido ao grande movimento em sua pequena oficina, onde ele engraxa bicicletas novas, faz manutenção para ciclistas tradicionais, que fazem uso da bicicleta para ir ao trabalho diariamente, e hoje com o aumento da bicicleta de todo terreno, também faz manutenção para praticantes de mountain bike.

“Sou grato pela bicicleta movimentar meu comércio nesses 40 anos de atividade diária.” © Silas Emigdio Ança Evaristo

Ao atender o cliente está sempre de boa vontade, alegre e com o mate pronto para receber as visitas. As piadas e brincadeiras fazem parte do cotidiano da mecânica: sempre que um cliente deixa a bicicleta e diz que “depois passa para buscar” ele argumenta: “não passe, chegue!”

No início, o foco principal eram as reformas e restauros. Pela oficina já passaram muitas Phillips, Gorickes, Caloi Barra Forte, Monark Olé. Contando com pintura e adesivagem, seu Jairo restaurou bicicletas importadas e nacionais e foi mecânico da Caloi por dez anos.

© Silas Emigdio Ança Evaristo

Seu Jairo cita que as inovações mais marcantes que ele presenciou foram o contra pedal, câmbios embutidos, cubo traseiro com câmbio e as suspensões.

Quando foi perguntado sobre a popularização atual do uso da bicicleta, ele comenta: “nunca vi a bicicleta deixar de ser popular, as bicicletas sempre estiveram nas ruas. Acredito que para gerar mais segurança aos ciclistas em Jaguarão, o melhor que podemos receber são as ciclovias”.

© Silas Emigdio Ança Evaristo

Entrevista feita pelo neto Silas Emigdio Ança Evaristo, 28 anos.

Sou Educador Físico, mountain biker e disseminador do uso da bicicleta na cidade em Jaguarão/Rio Branco.

Procurei a revista por considerar meu avô meu mestre na mecânica e um herói do pedal.

Ele é meu mecânico desde criança e atualmente segue dando suporte técnico para que consiga me manter pedalando e reformando minhas bicicletas para o uso diário.

Meu avô Jairo é um verdadeiro mecânico, prefere consertar, do que trocar a peça.

© Silas Emigdio Ança Evaristo

Vou levar para toda vida o aprendizado adquirido dentro da oficina, lá dentro se cobra um valor, mas o serviço é bem feito.

Em breve estarei buscando o curso Park tool, apesar da distância, estou vendo a evolução constante das bicicletas, no mundo do ciclismo competitivo e não posso ficar parado.

Gostaria de divulgar minhas páginas no facebook, Cicloturismo Jaguarão e Jaguar Sports.

Na Jaguar Sports, incentivo os esportes ao ar livre em geral e no Cicloturismo Jaguarão, organizo passeios ciclísticos.

© Silas Emigdio Ança Evaristo

Facebook/jaguarssportsoutdoor