Mural de Major Taylor é inaugurado em sua cidade natal, nos EUA

Como parte da série de murais Legendas do Bicentenário do Conselho de Artes de Indianápolis que começou no ano passado, a organização e os representantes da cidade realizaram uma cerimônia de inauguração em 9 de setembro para revelar um mural de cinco andares com uma pintura de Major Taylor. O projeto do mural cobre quatro anos de planejamento e envolveu 40 artistas que enviaram amostras.

Estiveram presentes a bisneta de Taylor, Karen Brown Donovan, Justin Wiliams, ciclista profissional da L39ION, o atleta olímpico Nelson Vails, que ganhou a prata na pista nos Jogos de Los Angeles de 1984, o ciclista e fundador do Bahati Racing Rashaan Bahati e a artista de mural Shawn Michael Warren.

Mostrando Taylor ao longo dos anos de sua carreira no ciclismo, o mural apresenta as palavras de Taylor de sua autobiografia publicada por ele mesmo, ‘O ciclista mais rápido do mundo’: “Fui um pioneiro e, portanto, tive que abrir meu próprio caminho”. 

Taylor foi o primeiro negro campeão mundial no esporte do ciclismo em 1899, vencendo o evento de sprint masculino em Montreal, estabeleceu recordes mundiais e ganhou corridas ao redor do mundo por mais uma década. Ao longo de uma carreira esportiva de 14 anos, e muitos mais anos em uma luta contínua contra o racismo nos Estados Unidos, o nativo de Indiana fez seu nome e ajudou a abrir caminho para outros. 

“Ele foi elogiado no exterior por ter uma corrente elétrica em suas pernas e um astuto senso de tática, mas em sua terra natal, enquanto viajava para corridas, restaurantes e hotéis se recusavam a servi-lo”, explicou Nye na cerimônia do mural.

O mural de Taylor foi colocado do lado de fora do escritório de advocacia Barnes & Thornburg LLP em Indianápolis e permanecerá lá por 15 anos. Sua cidade natal, Indianápolis, também homenageia Taylor com seu Velódromo Major Taylor. Ele foi postumamente incluído no Hall da Fama do USA Cycling e da UCI.

Fonte