Ficha Técnica

  • Bicicleta Monark Infantil, aro 14, uso misto (meninos e meninas), equipada com freio na roda traseira tipo Side-pull, e selim Mustang (banana), de múltipla regulagem.
  • Origem: Brasil
  • Condição: Original/Recuperada.
  • Acervo: MuBi.

Algum achado ou descoberta dentro de nossa área de interesse provoca uma alegria e ansiedade, muito parecida com nossas emoções da infância. A descoberta dessa pequena Monark tem muito disso, em função de algumas estórias e informações que tínhamos a respeito do modelo, nos tempos atuais; bastante raro.

Ela está relacionada talvez, ao maior sucesso de vendas da Monark, a Tigrão, bicicleta que até hoje traz saudades a muitas pessoas, principalmente aquelas acima dos 40 anos de idade. A razão é simples: “tive uma”. Posso afirmar que dentre as peças do Museu da Bicicleta, tanto a Tigrão como a Fórmula C, ambas do mesmo período, são muito visitadas.
No entanto, essa pequenina é de uma época de pouco investimento da fábrica na divulgação de seus produtos. Quando a empresa o fazia, também escolhia um ou mais veículos de grande circulação. Os mais visados eram as revistas O Cruzeiro, Seleções, Quatro Rodas, e Realidade. Podemos dizer que ao lançar a Monark Infantil, sem que soubessem, eles estavam lançando no mercado o balão de ensaio da Tigrão.

Voltada ao público infantil, devido ao seu desenho, ela chamou muito mais a atenção dos adolescentes que desejavam uma bicicleta mais diferenciada e sem o aspecto de brinquedo. Ela foi idealizada pela fábrica no final de 1966, o seu lançamento se deu para o natal daquele ano, e conquistou o mercado no ano seguinte.

O que mais chamava a atenção da gurizada era o selim alongado, com várias possibilidades de regulagem da altura. Sem dúvida, isso imprimia um tom mais agressivo à bicicleta. As possibilidades de cores também agradavam ao gosto do público. Numa dessas pedaladas pelos sebos da cidade, eu folheava uma revista Quatro Rodas de 1966 que chamara minha atenção por ter como capa da edição um GT-Malzoni – me desculpem os mais novos – ele era um dos sonhos de consumo da minha geração, quando descobri uma bela propaganda da bicicleta. Confesso que não pude deixar de rir, quando li o texto de lançamento do produto bicicleta sendo vendido e oferecendo tanto aos meninos como às meninas, a sensação de cavalgar um corcel.

Sem exageros, acho que isso é uma demonstração de como entendíamos e compreendíamos o veículo bicicleta de forma totalmente errada. Não sem razão, fizemos a opção burra pelo transporte individual motorizado, além de sofrermos todas as mazelas inerentes a essa escolha. O selim tipo banana fora batizado de selim Mustang, para reforçar a ideia de cavalgar e não pedalar. Fazendo uma comparação atual, seria o mesmo que vender um carro com motor de 1.000 cc, com a promessa de sentir todas as sensações de pilotagem de um moderno avião de caça.

Por sorte, isso é passado e aconteceu muita evolução no segmento de bicicletas. Essa Monark Infantil faz parte de um período que somou pouco mais de duas décadas de bons lançamentos e bicicletas confiáveis. Tecnicamente, é uma bicicleta de fácil pilotagem, e freio único tipo side-pull na roda traseira. O movimento central é do tipo monobloco, e as caixas de direção são standard com anel de trava entre as porcas de ajuste. Para finalizar, criança que teve uma dessas, com certeza, brincou muito e foi feliz. Quanto a cavalgar um pônei…

Em 1966, o “Rei” do futebol, senhor Edson Arantes do Nascimento, realizou um contrato publicitário com a Monark, cujo mote de seus produtos foi: “Monark – a bicicleta do Rei Pelé”. Em termos de marketing, não resta dúvidas de que a empresa marcou um golaço em suas vendas ao colar sua imagem ao fenômeno mundial do futebol. Para que os nossos leitores possam conhecer o texto da propaganda original da bicicleta, tomamos a liberdade de publicá-lo.

“Monareta Mirim 67 é o sonho de toda criança feito realidade. É prática: cresce com seus filhos. Não precisa comprar outra todos os anos. Basta ajustar selim e guidão. E Monareta Mirim ajuda seus filhos a crescer (Você sabe que pedalar é o exercício ideal para ganhar saúde e desenvolver depressa). E o selim “Mustang” é igualzinho a uma sela de verdade, para que o garoto – ou a garota – sinta a emoção de cavalgar um pônei. Não tem conversa: Monareta é o presente que vai deixar seus filhos felizes (não é isso que Você quer?).”