MONARK CRESCENT JUNIOR ARO 22”

Nos anos 70 as bicicletas Speed foram no mercado nacional uma verdadeira revolução no conceito das bicicletas adultas. Obviamente a garotada não poderia ficar fora dessa. É sobre uma destas “Pepitas” que vamos falar nesta postagem.

As gigantes disputavam em todos os seguimentos das bicicletas nacionais, isso nunca foi novidade para ninguém. Quando a Caloi lançou sua Caloi 10, em 1972, provocou um frenesi no mercado, fazendo com que a Monark buscasse na Suécia uma concorrente a altura, lançando em 1973 a Crescent 10.

Em 1977 a Monark lança a versão infantil da Speed Crescent: a Monark Crescent Junior, que vinha com aros 22″. Na época a Caloi também contava com sua versão mirim da Caloi 10, a Caloi jovem, porém com aros 24″.

Catálogo Monark 1978 – Crescent Junior C-1 e C-5

A Junior da Monark poderia vir com ou sem marchas, (C-1 sem marcha e C-5 com câmbio Shimano de 5 velocidades), freios também Shimano, Tourney, mesa SR de alumínio, semelhantes ao da Crescent 10, porém menor. Os manetes também eram da Shimano, DEE 50, sem descanso.

Catálogo Monark Tropical 1979

Era uma bicicleta de qualidade, superior a concorrente, que parecia uma Sprint com aros 24″.

A opção pelos aros 22″ se mostrou acertada, ficou bem correta com a proposta da bicicleta e a geometria do quadro. Já na Caloi jovem os aros 24″, além de não caírem no gosto popular, não se mostrava bem acertado ergonomicamente.

Em 1981 a Monark muda o nome para Super Jr, pois nessa altura a Crescent 10 já havia sido descontinuada, sendo substituída pela Positron 10, e a Junior passa a ser uma versão menor da Monark Super 10, modelo de entrada da linha das Speed da marca.

Em 1982 a Monark Junior poderia vir com ou sem marchas como de costume, porém agora com câmbio de 4 marchas e com freios Center Pull.

A Monark continuava com a Monark Junior em seu portfólio em 1983, entretanto agora o modelo era chamado de Super Junior e mudou de coroa, mas mantendo o sistema monobloco, marca registrada da Monark.

Ao que tudo indica, a Monark Super Junior só foi fabricada até 1983, sendo uma bicicleta bem rara de se ver atualmente, pois não obteve o mesmo sucesso de vendas das versões maiores da marca.


Cortesia de Renato Cardoso do BLOG DAS MONARETAS