Uma menina de 14 anos, magrinha e de cabelos encaracolados, aparentemente tímida e que ama muito a bicicleta. Ela foi motivada pelo pai e pelo tio, Danilo e Marcus Elias, também ciclistas, auxílio que plantou sonhos! Ela iniciou com o pé direito nos esportes da bicicleta, competindo em provas de XCM, XC e modalidades de resistência e meio fundo do tradicional ciclismo. Bruna Elias tem uma bela história que motiva qualquer espectador.

Por certo, quem conhece a menina sabe do que ela é capaz, contudo, a primeira impressão sobre sua delicadeza esconde muito bem a grande garra desta gaúcha de São Lourenço do Sul. Recentemente, em julho de 2014, Bruna conquistou o maior título brasileiro que um atleta do MTB pode alcançar, tornou-se campeã brasileira de XCO 2014. Competiu fortemente com outras doze meninas da categoria juvenil e garantiu o lugar mais alto oferecido pela Confederação Brasileira de Ciclismo.

Para muitos estas são informações que impressionam, mas o verdadeiro valor da conquista esta muito além do que se enxerga quando um atleta sobe ao pódio para premiação. Cerca de dois anos atrás, Bruna sofreu um grave acidente com choque elétrico e passou por sério risco de vida, precisando inclusive ser reanimada pelo tio que comemora a trajetória. Este incidente manteve Bruna afastada da bicicleta e dos treinos por três meses. As marcas do trauma ficaram, mas ela não se entregou! Recuperando-se, retornou aos treinos, fortalecendo-se e progredindo dia após dia.

Desde então, ela vem surpreendendo e se destacando. Muitos que viram Bruna correndo na trilha do Parque Cemucam, em São Paulo, não imaginariam que ela fosse uma campeã da vida, mas foi uma oportunidade infeliz do destino que mostrou novamente seu grande valor e garra para vencer. Com pista liberada para treinos, Bruna foi ao reconhecimento da pista para aplicar sua técnica e avaliar os pontos de passagem. Durante o reconhecimento da pista foi assaltada por dois adolescentes que a ameaçaram e levaram sua bicicleta. A bicicleta de Bruna, naquele importante momento, era também a ferramenta que ela precisava para correr a oficial. Como fica um atleta sem seu equipamento pouco antes da prova? Pois bem… Ela poderia ter ficado abalada a ponto de desistir de tudo, afinal, não tinha bicicleta, sofreu o trauma da violência, mas Bruna surpreendeu.

Ela estaria pronta para tudo. Uma grande movimentação foi realizada pelos pais e amigos. Com esperança de mãe, Marcia Elias foi atrás de alguma alternativa: “quem sabe conseguir um material emprestado? Alguém teria uma bicicleta para alugar?”

Foi então que o Sergio Renato Gallo, da Groove Bikes, cedeu a bicicleta para que Bruna corresse. Gallo imaginava salvar o sonho de uma menina, mas dificilmente entenderia o que representaria isto no resultado da prova. Uma menina acostumada a fazer provas de XCM com 50 km, atravessando rios com água na cintura, trajetos com pedras, descidas e subidas uma atrás da outra. Estas provas do campeonato gaúcho e os treinos nestas circunstâncias, junto do pai, tio e amigos, certamente levaram a menina ao nível de preparo que agora se apresenta em um resultado impressionante.

A história de vida é uma prova, a história de vida faz um campeão! Quem supera obstáculos da vida torna-se também preparado para enfrentar provas de MTB. O incrível é que as aparências enganam: de menina delicada a fera nas trilhas… Devora quilômetros de terrenos acidentados. Assim nascem os campeões, as histórias, as lendas! Esta é a história de Bruna, que sobreviveu a um acidente e foi vítima de assalto na trilha onde correria, mas não se entregou, teve fé e garra. E que Bruna sirva de exemplo para a juventude brasileira, pois é de esporte que o Brasil precisa.