A bicicleta campeã do primeiro Tour de France da história

O ano era 1903. O ciclismo tornou-se um verdadeiro fenômeno de massa, com as primeiras corridas sérias, como Liège, Paris-Roubaix ou Paris-Tours. Nesse ambiente, Maurice Garin e 60 outros heróis começaram a corrida mais difícil imaginável. E se sabe muito sobre a primeira bicicleta a conquistar um Tour de France.

© Divulgação

Tal como todos os ciclistas do top 5 do evento, Garin andava numa bicicleta de aço da marca La Française, que mais tarde se chamaria La Française Diamant, e desapareceria na década de 1950.

A máquina em questão pesava 18 kg (mais do que algumas e-bikes hoje), e não tinha marcha (que começariam a ser usadas só na década de 1930) ou freios… Se o ciclista precisasse parar, ele teria que pedalar para trás e… eventualmente, cair de pé. 

Só que Maurice Garin, que era o principal favorito, prevaleceu numa corrida completamente infernal. Tinha apenas 6 etapas, sim, mas a maioria delas eram mais de 400 km. Você saiu um dia e chegou no dia seguinte; embora, felizmente, houvesse 2-3 dias de descanso entre eles. Além disso, as ‘estradas’ eram de terra, mais parecidas com as estradas onde hoje são realizados testes de cascalho.

E, com tudo isso, aquele homem completou os 2.428 km da pista (pouco menos que os 3.414 km que a edição de 2021 teve) com média de… 25.679 km/h! Na verdade, ele dominou do início ao fim, vencendo a primeira etapa e as duas últimas, e sem perder a liderança por um único dia. O segundo classificado, Lucien Pothier, estava a quase 3 horas de sua marca, e o terceiro, quase 4 horas e meia.

Fonte