BH GRAVEL DAY – 3ª EDIÇÃO

BH Gravel @bhgravel

No dia 7 de novembro de 2021 aconteceu, na cidade vizinha à Belo Horizonte, Nova Lima/MG, a terceira edição do BH GRAVEL DAY.

Foram 64 km e 1200 metros de elevação com a presença de 42 atletas que percorreram um dos trechos mais tradicionais para prática do Gravel da região: a famosa e veloz Poeirenta. No total foram aproximadamente 40% de cascalho e 60% de asfalto, entre trechos com longas descidas, e o que mais gostamos, subidas, como a APAC, um trecho que se inicia com asfalto e termina com cascalho (11km), além da própria Poeirenta, com total de 14km.

Em se tratando de Gravel, a mescla entre asfalto e terra é muito bem aceita, afinal, as bikes possuem ótima performance em ambos os terrenos.

BH Gravel @bhgravel

O que é BH Gravel Day?

BH Gravel @bhgravel

O BH Gravel Day nasceu em 2019, com intuito de unir pessoas que gostam de pedalar de Gravel Bike. Na ocasião tivemos 3 participantes com as bicicletas de cascalho. Já em 2020, no início da pandemia e toda a incerteza, atingimos 27 inscritos. E agora, em 2021, tínhamos como meta manter os 27 inscritos, com limite para 45 inscrições. Atingimos 42.

A proposta continua a mesma, unir pessoas com a proposta de pedalar e se divertir a bordo da Gravel Bike, com curtição e muita resenha ao final do pedal.

Embora não seja uma corrida propriamente dita, tivemos um trecho de 14 km, cronometrado (através do app Strava), para testar as pernas e o coração daqueles que gostam de competir. Até o início da meta, todo o pedal se decorreu com formação de pequenos pelotes, sendo eles reagrupados pouco antes do início da meta. Ao final, Guilherme Ballesteros (masculino) e Helena Coelho (feminino) foram os mais rápidos. Parabéns!!

BH Gravel @bhgravel

Ao final do trecho cronometrado, todos foram recebidos com nosso já tradicional “pastelzinho com coca cola”, além do inédito “banco” para foto oficial. Nada como um breve descanso após toda intensidade no trecho cronometrado!

A vibe, a energia e a diversão tomaram conta dos participantes, pois esta certamente é a essência que o BH Gravel tenta transmitir, não apenas neste pequeno evento, mas em todos os demais giros que ocorrem em nossa região.

Vida longa ao Gravel. Saúde e diversão aos praticantes. E fica o convite: ainda não pedalou em uma Gravel Bike? Experimente e surpreenda-se.

BH Gravel @bhgravel

Estatísticas

BH Gravel @bhgravel

Tivemos 38 inscritos de Belo Horizonte/MG; 1 inscrito de Betim/MG, 1 inscrito de São João Del Rei, além de Leo Lodi (mineiro residente no Rio de Janeiro/RJ que prestigiou o evento) e Miquéias Côrte (São Paulo/SP) que marcou presença.

Contamos com participação feminina (Helena Coelho e Ilana Dantas) que pedalaram forte durante todo o roteiro. Nossa ‘Capitã Gravel’, Chris Paiva, inscrita, infelizmente, de última hora, não pode comparecer. Tenhamos sempre mulheres participantes do Gravel.

Tivemos também jovens graveleiros, como Gabriel Angelo, de 23 anos e Vagner Resende, de 26 anos. Já a média de idade foi de 40 anos. Algo que mostra claramente o público atuante na modalidade.

BH Gravel @bhgravel

Sobre as marcas de bikes participantes, tivemos Specialized, Sense e Cannondale como as principais, além da participação de marcas como Salsa e Parlee (americanas), Dinâmica (nacional e artesanal), entre outras. Muito interessante perceber a diversidade de modelos, mesmo com toda a limitação atual do mercado.

Outro fator muito relevante no Mundo Gravel são os pneus. E a maioria (mais de 55%) utilizaram pneus 38mm. Todo o restante se dividiu entre 35, 40, 42 e 43mm. Seria o 38mm uma tendência? Vamos aguardar o mercado 2022 e o início da temporada oficial, agora com Gravel na UCI.

BH Gravel @bhgravel

Próximas edições

Sempre com objetivo de unir curtição, diversão e o momento de competição, existindo possibilidade, haverá outras edições para unir e agregar cada vez mais a esta modalidade que a cada dia entra no gosto daqueles que à conhecem.

Mesmo com muita dificuldade de entrar bicicletas para prática do Gravel no mercado brasileiro, além de peças de reposição (como pneus, principalmente), a modalidade vai ganhando força. Já é uma realidade arrastando multidões nos Estados Unidos e Europa, e esperamos que muito em breve tenhamos esta mesma multidão em terreno tupiniquim. Será? Vamos aguardar.

BH Gravel @bhgravel

Agradecimentos

Deixamos nosso muito obrigado à Revista Bicicleta por abrir este canal ao Gravel e a todos que contribuíram direta e indiretamente para a realização deste evento e principalmente aos atletas que se dispuseram a pedalar com a gente. Deixamos antecipadamente nosso convite a todos que pedalam de Gravel para vir com a gente nos próximos…

O BH Gravel Day teve o patrocínio da O2 Cycles, e apoio da B.I. Bike Inc, Cervejaria Capapreta, Comb Cycling, Brutinhas Lava Bike, Nuflow e Alquimia da Saúde.

BH Gravel @bhgravel