A bicicleta elétrica da Yamaha, ideal para cascalho, fará você se sentir como uma criança loucamente andando de bicicleta em círculos novamente.

ENQUANTO EU ESTAVA em uma popular trilha de Portland, apertando a roda da frente no Yamaha Wabash, cumprimentos amigáveis ​​de colegas ciclistas se transformaram em olhares céticos quando viram a bateria na minha bicicleta.

Todo o conceito de uma bicicleta elétrica de cascalho é um pouco estranho. Você não pode competir com eles e o objetivo principal do ciclismo é aumentar sua aptidão e colocar sua força contra o ar livre.

Mas, por outro lado, um motor é realmente tão diferente de uma estrutura de carbono ultraleve? Se um motor facilita sua vida e é mais divertido, por que não? Meus amigos me deixaram cair em muitas subidas íngremes enquanto bufava e subia em uma bicicleta de montanha barata de aço.

O Wabash é um cabeçalho duplo. É a entrada da Yamaha nas categorias de bicicleta elétrica e cascalho. Não é construído para velocidade. Com 42 libras, é bastante pesado e a assistência elétrica ajuda apenas a chegar a 20 mph. Também pode ficar bastante alegre em estradas que são levemente irregulares.

© Yamaha

No entanto, ele também possui suportes de rack traseiros, uma pequena campainha e um farol de LED. Isso é perfeito para embalar equipamentos e uma boa bicicleta de serviço público para quem reduz o trajeto de 20 quilômetros percorrendo um parque. Eu andei pelo meu bairro, bem como por trilhas de cascalho, terra e pista única em torno da minha casa. Estou tão perto de adicionar pára-lamas e sair para o pôr do sol com ele.

É um Mash Up

Uma bicicleta de cascalho parece uma bicicleta de montanha, bicicleta de estrada de desempenho e bicicleta de ciclocross foram cortadas e costuradas – uma bicicleta de zumbi! Não é leve e elegante como um piloto ou corpulento e ágil como um MTB, mas uma combinação estranha de ambos. Possui uma estrutura de alumínio resistente, hidroformada, que vem em três tamanhos e uma deliciosa cor de café com leite. Possui guidão suspenso para conforto durante todo o dia e várias outras ótimas especificações.

Por exemplo, ele possui 11 velocidades em um sistema de transmissão SRAM Apex suave, freios a disco hidráulicos e pneus sem câmara Maxxis Speed ​​Terrane esbeltos, projetados para grama e trilhas difíceis. Como tudo na moto, os pneus prometem versatilidade – e um compromisso entre velocidade, segurança e conforto.

A Yamaha fabrica motores há muito tempo, e isso mostra. O motor é montado em um ponto especial no tubo inferior, para manter o peso o mais centrado e baixo possível. Ele tem um tempo de carga de quatro horas e uma bateria muito longa. Em uma viagem de 32 quilômetros com subidas leves a moderadas com assistência padrão, a bateria caiu apenas 10%.

As leis das bicicletas elétricas são bastante nebulosas e variam muito de estado para estado, mas o Wabash é federalmente classificado como uma bicicleta elétrica “classe 1”, o que significa que ela apenas ajuda quando você está pedalando e deixa de prestar assistência depois que você atingiu 20 mph. O computador da bicicleta usa dados dos três sensores da bicicleta – um sensor de torque para medir a potência de pedalada, um sensor de velocidade e um sensor de manivela para medir as RPMs – para descobrir quando introduzir assistência.

O pequeno console é simples (e amigável! Pisca “Vejo você” quando você o desliga). Possui dois botões, um para ligar e desligar a bicicleta e outro para o farol. Enquanto você dirige, ele mostra a vida útil da bateria, se o farol está aceso, sua velocidade e seu nível de assistência no motor. Existem quatro níveis de assistência, de Eco a Alto. Dois botões pequenos do polegar esquerdo permitem alternar entre eles.

Escale todas as montanhas

Usei o Wabash para ir às lojas de bicicleta e almoçar. Também o levei a um parque onde vi ciclocross praticando secretamente no passado. As trilhas estão cheias de colinas e curvas, com pista dupla de cascalho, asfalto e pista única de terra.

Eu tive um grande momento. Guidão suspenso é um pouco difícil de controlar em voltas e trilhos, mas foi uma alegria subir, descer e girar, tocando a campainha para não atropelar nenhum cachorro ou pedestre. O recurso de cadência zero da Yamaha significa que o motor é acionado para fornecer assistência, mesmo com o menor peso no pedal, para que você não precise de um acelerador.

© Yamaha

Eu podia parar e recomeçar em ladeiras íngremes, com alta assistência, e nunca senti a bicicleta se afastar de mim; a assistência elétrica nunca parecia demais. Muitas bicicletas elétricas menores me bateram nas canelas em passeios menos difíceis.

Um passeio alegre e saltitante

Também levei o Wabash para a trilha Leif Erickson, no parque florestal de Portland. Corri com Leif Erickson centenas de vezes ao longo dos anos. É largo, feito de cascalho misto e asfalto – não é exatamente o que eu consideraria território de mountain bike. Eu só pretendia diminuir a duração da bateria em uma trilha suave de 32 km.

Infelizmente, esqueci que Leif Erickson tem algumas seções em que as rochas ficam maiores que o cascalho de ervilha. Meus braços (e dentes de trás) notaram a alegria da bicicleta imediatamente. Você pode colocar pneus maiores no Wabash, se você andar em terreno acidentado. A maioria das bicicletas de cascalho não tem suspensão para reduzir o peso da bicicleta, mas o Wabash já pesa 42 libras. O que é mais um pouco?

Mas, como observou minha colega Stephanie Pearson , os ciclistas de cascalho são um grupo bastante inconformista e discutir se as bicicletas de cascalho precisam de suspensão dianteira é descer em uma toca de coelho na Internet muito longa. Você pode fazer muitas modificações em uma bicicleta de cascalho e há muitas maneiras de andar de uma.

Imperfeito, mas divertido

O Yamaha Wabash é bem pesado, e o motor não ajuda você a andar muito rápido, por causa das leis. Mas era difícil não amar de qualquer maneira. É o estilo perfeito de bicicleta para o que eu gosto de fazer: andar pelo meu bairro, levar roupas para a escola dos meus filhos e levar muitos suprimentos para viagens de fim de semana de bicicleta .

É uma bicicleta que não se leva muito a sério. No meu caminho para casa um dia, passei por duas crianças pequenas no parque. Eles estavam pedalando loucamente em suas pequenas bicicletas de montanha em círculos, sobre o asfalto, grama e lascas de madeira, indo o mais rápido que podiam. Montar o Wabash me lembrou como era, quando eu tinha todo o tempo e energia do mundo para me apontar por uma trilha e segui-la até o fim.

Se você está alternando entre terra, grama e asfalto, o Wabash é muito divertido.

Fonte da matéria