O Magene Radar Tail Light é uma lanterna traseira inteligente que detecta veículos que se aproximam por trás e exibe uma notificação audível e visível através do ciclocomputador (elétrico ou não elétrico) da bicicleta.

Magene Fitness é um fabricante de acessórios para bicicletas conhecido na indústria por seus medidores de energia acessíveis e treinadores internos. Aderindo ao mesmo preço, agora introduziu uma luz traseira inteligente que pode detectar veículos que se aproximam por trás e informar o ciclista de forma audível ou visível por meio de um ciclocomputador compatível. É um dispositivo que por 130 euros para trocar executa uma função semelhante ao Garmin Varia Radar apresentado há dois anos na linha Mavaro Neo 1 da Cannondale.

No trânsito urbano, e também na estrada, o ciclista é um dos elementos mais vulneráveis. Infelizmente, sua fragilidade o torna muito dependente das decisões de outros usuários da via. Uma luz traseira reduz o potencial de acidentes que pode sofrer no seu dia-a-dia, pois aumenta a sua visibilidade e por isso é um investimento que quem utiliza a sua bicicleta com relativa regularidade não deve hesitar em fazer.

Mas esse acessório pode ser ainda mais útil se incorporar também um radar que detecta a presença de veículos próximos escondidos da visão do ciclista . A nova lanterna traseira do radar Magene L508 procura combinar os dois recursos, conectando-se a computadores GPS compatíveis. Além disso, concorre com o Garmin Varia Radar, que cumpre a mesma função, mas com um preço mais acessível, 130 euros para trocar , embora falte a câmera que a Garmin garante que seu dispositivo incorpore.

A luz traseira do radar Magene L508 pode detectar veículos que trafegam em velocidades entre 10 e 20 km/h em um feixe de 40º e a uma distância de 140 metros, alertando o ciclista sobre perigos ocultos.

Para detectar a presença de veículos que se aproximam, ele se baseia em pulsos de ondas milimétricas que funcionam em uma faixa de velocidade entre 10 e 120 km/h . O radar pode detectar veículos a uma distância de até 140 metros , desde que trafeguem dentro dessa faixa de velocidade, dentro de um feixe de 40° , ou seja, mesmo nas curvas. Ele alertará o ciclista para ambos os veículos que se aproximam diretamente por trás ou aqueles que se desviaram da linha antes do tempo de preparação para passar.

A lanterna traseira do radar Magene L508 pode ser configurada para alertar o motociclista de forma audível ou visual através da interface de exibição do seu computador GPS. Ele se conecta a ele via Bluetooth e ANT + e é compatível com o computador C406 da Magene, bem como com a maioria dos modelos Garmin, Wahoo Bolt, Roam e Bryton (modelos R750 e S500). Também pode funcionar com a maioria dos relógios Garmin.

Segundo o fabricante, a luz traseira é visível de ângulos de até 220° e a uma distância de até 1,2 km . Se detectar um veículo se aproximando repentinamente por trás, ele entrará automaticamente em “modo intermitente” por dois segundos, aumentando as chances de o motorista ver o ciclista. Ele também incorpora um sensor de aceleração integrado que detecta eventos de frenagem da bicicleta, que faz com que a luz mude para o “modo de destaque” por três segundos. O sensor pode distinguir entre eventos reais de frenagem e solavancos na estrada, para não desperdiçar energia da bateria desnecessariamente. Por meio do aplicativo Magene Utility, você pode adicionar cinco modos que só estão disponíveis com o registo “Magenius” para os quais tem de pagar uma taxa de 5 euros por mês.

O Magene L508 Radar Tail Light pode ser montado em espigões redondos e aerodinâmicos usando um suporte de borracha universal.

O Magene L508 possui bateria própria para funcionar, sendo possível instalá-lo em bicicletas elétricas e convencionais. A capacidade da bateria depende do modo usado. Dura até 6 horas em modo contínuo, 10 horas em modo flash, 12 horas em modo de pulso e 8 horas em modo de pelotão. Este último é menos brilhante, para não incomodar outros ciclistas ao andar em grupo. A bateria pode ser totalmente recarregada em três horas através de uma porta USB tipo C.

O Magene L508 Radar Tail Light pode ser montado em espigões de selim aerodinâmicos redondos usando um suporte de borracha universal . O pacote inclui uma alça de segurança secundária para evitar quedas no caso de, por algum motivo, cair de seu suporte principal.

Fonte