Quem disse que não dá pra entrar em forma mesmo com uma e-bike?

1. Comece aos poucos

Como a E-bike te dá um empurrão no pedal, é mais fácil ir mais longe. Se você é novo no ciclismo ou não está em forma como gostaria, não comece com muita ambição. Inicie com pedais mais curtos em rotas fáceis para sentir do que você é capaz.

Você obterá mais benefícios de condicionamento físico com pedais mais curtos e frequentes do que com poucos treinos longos. Você também vai querer entender o alcance que pode obter com sua bicicleta elétrica antes de se comprometer com uma viagem que pode descarregar a bateria.

© Trek

2. Planeje o caminho

Se você é novo no ciclismo, tente fazer rotas que não sejam muito exigentes no início. Mesmo com um motor, dá pra ultrapassar seus limites nas subidas.

Comece em estradas ou trilhas que não o sobrecarreguem até que você sinta sua capacidade física e os vários níveis de assistência que a bicicleta pode oferecer para apoiar o pedal.

© Trek

3. Selecione um nível de assistência inferior

Quando estiver confiante no seu condicionamento físico e na e-bike em si, você vai conseguir se exercitar mais se diminuir o nível de assistência fornecido pelo motor.

Em uma estrada plana / descida moderada, vá com o mínimo de assistência ou com o motor desligado. Economize o nível superior de suporte para as subidas mais íngremes.

© Trek

4. É preciso se recuperar também

Recuperar-se de seus passeios de bicicleta elétrica é tão importante quanto se você estivesse andando uma bicicleta convencional. 

Um pedal desafiador pode ser tão cansativo em uma bicicleta elétrica, principalmente se sua e-bike permitir que você ande por mais tempo do que o normal. No entanto, com as e-bikes geralmente diminuindo seu nível de esforço geral, você pode pedalar com mais frequência, e pedalar com mais frequência ajudará a melhorar sua preparação física a longo prazo.

© Trek

5. Não tire a graça da coisa

Acima de tudo, andar de bicicleta deve ser divertido – e bicicletas elétricas são divertidas! Aproveite!