Unir a paixão pela bicicleta com o conceito de energia limpa foi o que motivou o empresário e engenheiro eletricista Carlos Cavalari a desenvolver este projeto: uma bicicleta para cicloturismo que conta com uma verdadeira usina elétrica movida à energia solar. A ideia é que esta energia auxilie o ciclista no deslocamento, na iluminação e na alimentação dos equipamentos eletrônicos, cada vez mais indispensáveis para a autonomia e comunicação do cicloturista.

Segundo Carlos, “nota-se que a oferta de bikes elétricas são, na sua maioria, para uso urbano. Para cicloturismo a oferta é mínima. Provavelmente porque não se encontra energia elétrica com facilidade em trajetos longos ou em acampamentos afastados de centros urbanos”.

© Carlos Cavalari

O equipamento foi adaptado em um trailer que é rebocado pela bicicleta. Este trailer estende a bicicleta, oferecendo mais lugares para carregar alforjes, equipamentos e peças sobressalentes. “O trailer contém um painel solar, controlador de carga, inversor 12V para 110V e baterias estacionárias”, diz Carlos, “e a idealização do projeto é para que o praticante de cicloturismo possa se deslocar por longos trechos com a bike mais o trailer até o local de acampamento ou pousada. Ao chegar lá poderá desconectar o trailer e deixa-lo exposto ao sol carregando as baterias. Com a bike desconectada do trailer poderá fazer um passeio pelo parque somente com a bike elétrica ou retirar a roda que contém o motor e a bateria e desbravar a região com uma bicicleta normal. À noite, poderá carregar a bateria de lítio da bike, o celular, tablet, câmera e ainda ter iluminação para o pernoite: tudo isso usando energia limpa”. O trailer foi dimensionado com o painel fotovoltaico, inversor e baterias para atender o ciclista por até três dias nublados.

© Carlos Cavalari
© Carlos Cavalari

O idealizador já fez alguns testes com a bike na região de Guiricema, em Minas Gerais, e pretende pôr à prova o conceito realizando uma cicloviagem de Guiricema até Araponga, na Serra do Brigadeiro, onde quer criar um acampamento sustentável e apreciar a Serra da Mantiqueira utilizando energia limpa.

O projeto fornece ao ciclista opções de utilização em três formatos:

Primeiro: o ciclista que deseja seguir um trajeto longo seguirá com a configuração da bike com motor elétrico, mais trailer com usina fotovoltaica acoplada.

Segundo: o ciclista, chegando ao destino de uma pousada ou acampamento, desacopla o trailer e o deixa exposto ao sol, para recarregar as baterias do trailer.

Terceiro: o ciclista tem a opção de desbravar o local por meio da bike motorizada, ou retirar o motor e bateria e seguir com uma bike normal.