Panamericano de Downhill 2021

Anos depois o Campeonato Panamericano de Downhill volta ao Brasil, mesmo com dois adiamentos por conta da pandemia, Sapiranga, no interior do Rio Grande do Sul, finalmente pode receber cerca de 350 bikers vindo de diversos países das américas e dos mais variados estados do nosso país.

© Cesar Delong

A corrida, sem dúvidas, antes de ser uma competição por medalhas coloridas vestindo a camisa da seleção de seu país, foi um grande reencontro de amigos que não se viam há um bom tempo. Longe dos eventos, todos sentiam a falta dessa grande festa que rola quando a ‘’galera do DH’’ se reúne. A adrenalina durante as tomadas de tempo foi apenas uma injeção a mais de ânimo, para ao cruzar a linha de chagada, abraçar, festejar e brindar com gente que tem o mesmo objetivo, se divertir ao descer pirambeiras cheias de pedras, curvas técnicas e muita lama, é claro, estamos falando do solo mais enxarcado do nosso sul.

© Cesar Delong
© Cesar Delong

Colômbia e El Salvador levaram a melhor na categoria elite com Camilo Sanchez e Mariana Salazar respectivamente, os pódios foram completados com os brazucas Gabriel Giovannini e Lucas Borba na categoria masculina, e Bruna Ulrich, seguido de Nara Faria na feminina. Menção honrosa ao piloto local Leonardo Becher que levou ouro na júnior e registrou o melhor tempo geral da pista.

© Cesar Delong

O ‘PAN’, em solo brasileiro, marcou um retorno esperado há muitos e muitos meses, além de ter grandiosidade a nível nacional, englobou todas as américas, mesmo que ainda com diversas restrições, os continentes puderam novamente se abraçar. As mais variadas categorias foram premiadas com gritos da plateia fervorosa, que entre cortes de cabelo mirabolantes, banho de cerveja gelada e troca de mantos, festejou a volta do que esse esporte mais significa, que por unanimidade se resume em família.

© Cesar Delong

Galeria