Shimano diz que boom mostra sinais de resfriamento

As vendas na divisão de produtos para bicicletas da Shimano aumentaram 14% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, a empresa disse que o boom de bicicletas causado pela pandemia “mostrou sinais de esfriamento”.

A empresa disse que na América do Norte, a demanda por bicicletas permaneceu “firme” enquanto os estoques se recuperaram, principalmente para bicicletas de nível básico e médio.

Em toda a empresa – incluindo os negócios da indústria de pesca da Shimano – as vendas do primeiro trimestre aumentaram 13,9%, para 144.047 milhões de ienes (US $ 1,1 bilhão), enquanto o lucro operacional aumentou 16,8%, para 38.033 milhões de ienes.

Na divisão de bicicletas, as vendas também aumentaram 13,9%, para 118.176 milhões de ienes, e o lucro operacional aumentou 17%, para 32.455 milhões de ienes.

© Gráfico BicycleRetailer.com

Em seu Resumo dos Resultados Financeiros divulgado na terça-feira, a Shimano deu sua visão geral dos mercados globais:

O boom global do ciclismo mostrou sinais de arrefecimento, com os estoques de mercado de bicicletas de classe básica e de classe média se aproximando de níveis apropriados, enquanto a demanda centrada em bicicletas de classe alta permaneceu alta.

No mercado europeu, a demanda por bicicletas e produtos relacionados a bicicletas permaneceu firme à medida que os governos continuaram suas políticas de promoção de bicicletas em resposta à crescente conscientização ambiental. Embora a demanda por e-bikes tenha permanecido forte, os estoques de mercado de bicicletas básicas e de classe média se aproximaram dos níveis adequados.

No mercado norte-americano, a demanda por bicicletas manteve-se firme e os estoques do mercado, centrados em bicicletas de classe básica e média, se recuperaram para níveis adequados.

Nos mercados da Ásia e da América do Sul e Central, o boom do ciclismo esfriou e os estoques do mercado de bicicletas da classe básica permaneceram em um nível um pouco mais alto.

No mercado japonês, enquanto os estoques de mercado de bicicletas de estrada permaneceram em um nível baixo devido à demanda constante por bicicletas esportivas, as vendas no varejo de bicicletas comunitárias foram lentas, resultando em estoques de mercado permanecendo em um nível mais alto.

Sob essas condições de mercado, o recebimento de pedidos foi rápido para uma ampla gama de produtos, incluindo os modelos de ponta para bicicletas de estrada, DURA-ACE e ULTEGRA, e componentes esportivos para E-BIKE, série SHIMANO STEPS.

As vendas no negócio de pesca da Shimano aumentaram 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado para 25.767 milhões de ienes, e o lucro operacional aumentou 14,8% para 5.564 milhões de ienes nessa divisão. Outras vendas totalizaram 104 milhões de ienes.

A Shimano modificou sua orientação para o primeiro semestre e ano inteiro. Embora tenha mantido sua projeção anterior de receitas do primeiro semestre em 293.200 milhões de ienes, aumentou sua receita ordinária prevista em 1,2% devido às flutuações cambiais. Para o exercício completo, elevou em 0,9% sua projeção de lucro ordinário pelo mesmo motivo. Sua projeção de receita anual de 580.000 milhões de ienes é 6,1% superior ao total de 546.515 milhões de ienes em 2021.

Fonte