Série sobre o Tour de France na Netflix pode estar em andamento

O ciclismo profissional pode estar prestes a obter um impulso de alto nível com o Telegraph Sport relatando na quinta-feira (03) que a gigante do streaming Netflix está em discussão com os organizadores do Tour de France, a ASO, e oito equipes do WorldTour – incluindo a equipe britânica Ineos Grenadiers – para uma série de docudrama semelhante ao ‘Formula 1: Drive to Survive’. A Box to Box Films, que produziu a popular série, teria sido escolhida para criar o programa de ciclismo.

A Netflix já fez incursões no ciclismo profissional: criou uma série de 12 partes na temporada de 2019 da equipe Movistar, ‘The Least Expected Day’. 

A.S.O. / Nicolas Prado

Uma série do streaming traria uma visibilidade muito bem-vinda às equipes, patrocinadores e pilotos, além de mais valor ao Tour de France, mas, de acordo com o relatório, os pagamentos às equipes pelo programa são “um ponto de discórdia”.

Equipes como Ineos, Jumbo-Visma, Movistar e QuickStep-AlphaVinyl receberiam “uma quantia nominal” da Netflix e provavelmente estariam esperando parte da receita.

O aumento no interesse pelo ciclismo profissional beneficiaria muito o esporte, como aconteceu com a F1, que viu a audiência aumentar impressionantes 53% após a primeira temporada de ‘Drive to Survive’. Mas o aumento da receita de transmissão beneficiaria mais a ASO do que as equipes.

No passado, a receita de transmissão foi um grande ponto de discórdia para as equipes de ciclismo. Na última década, enquanto as equipes lutavam por mais estabilidade e reformas no modelo de negócios do ciclismo profissional orientado por patrocinadores, elas ameaçaram formar uma ‘liga separatista’ que compartilharia a receita da televisão. A UCI também tentou arrancar alguma receita de TV de sua série ‘ProTour’, e o grupo Velon tentou monetizar o vídeo a bordo e os dados dos pilotos, o que não terminou bem. Em 2019, o gerente da QuickStep, Patrick Lefevere, disse: “A ASO não quer dividir o bolo, eles querem comer tudo”.

Fonte