Nada melhor do que conciliar duas paixões e poder desfrutá-las de uma única vez, não é mesmo? Talvez este seja o motivo pelo qual cada vez mais pessoas têm unido viagem e bicicleta, conhecendo o mundo sobre duas rodas.

Quem já viajou de bike sabe que a sensação é completamente diferente quando comparada a uma viagem de carro, trem ou avião. A magrela possibilita um contato muito mais próximo com a natureza e as paisagens de cada metro do trajeto, isso sem falar no indescritível vento no rosto que tanto amamos. Aliás, é justamente o proveito que se faz de cada detalhe da viagem que faz ela valer a pena.

Para isso, há que prefira os hotéis, as pousadas, os hosteis ou até campings para passar a noite. As hospedagens temporárias por aplicativo também estão em alta (se você ainda não é cadastrado, faça isso já e aproveite o cupom Airbnb de desconto). Seja lá qual for a sua preferência, a magrela pode ser sua melhor amiga, independentemente do destino escolhido. Com a facilidade de alugar uma em qualquer lugar do mundo, não há mais desculpas para não a utilizar.

Diversos são os fatores que fazem cada vez mais pessoas adotarem a bicicleta como seu principal meio de transporte. No entanto, há um número crescente de países que vêm incentivando esta prática, já que além de não poluírem, consomem zero combustível, melhoram a mobilidade urbana e proporcionam mais qualidade de vida aos seus usuários.

Confira agora o ranking com os 6 principais países do mundo para andar sobre duas rodas, segundo critérios de infraestrutura, amparo legal, fiscalização e programas de aluguel:

6 – Malmö, Suécia

Além do charme da cidade como um todo, a sueca Malmö adotou uma inovação exemplar: o uso de nomes próprios para as ciclovias. Apesar da medida passar despercebida por muitos, é um exemplo de cuidado e preocupação com os ciclistas, facilitando a localização destas vias pelo GPS.

5 – Eindhoven, Holanda

No decorrer desta lista você vai notar que a presença da Holanda é frequente, já que o país investe fortemente no incentivo e modernização voltados aos ciclistas. No caso de Eindhoven, foi a construção de uma ponte estaiada circular criada especialmente para as bicicletas que a colocou nesta lista. Algo, no mínimo, inovador.

4 – Estrasburgo, França

Nesta cidade, as bikes são provavelmente a maneira mais rápida de se locomover de um lugar a outro. Segundo uma pesquisa local, atualmente 15% dos deslocamentos diários por lá são feitos de bicicleta. É claro que para se chegar em um patamar como este são necessários anos de esforço e incentivo, que deve vir acompanhado sempre de infraestrutura e excelentes políticas públicas.

3 – Utrecht, Holanda

Considerado o terceiro melhor destino do mundo para se pedalar, a cidade é reconhecida pelo investimento que faz neste tipo de transporte. O último deles é a construção do maior estacionamento para bicicletas a céu aberto, com espaço para 12 mil delas.

2 – Amsterdã, Holanda

É praticamente falar em bicicleta sem falar em Amsterdã. Por lá, mais da metade dos habitantes é adepto das bikes como seu principal meio de transporte. Ruas totalmente adaptadas com ciclovias, corredores compartilhados, postos de aluguel e sinal especial, fazem de lá o segundo paraíso mundial para se andar de bicicleta. No entanto, tamanha popularidade já começa a gerar alguns problemas, como a saturação nas áreas mais centrais, o que reforça a necessidade de políticas públicas contínuas e eficientes.

1 – Copenhague, Dinamarca

A líder do nosso ranking fica na Dinamarca, na cidade de Copenhague. Por lá é possível encontrar uma estrutura uniforme e bem projetada para as bicicletas, já que este é o principal meio de transporte local. Apesar disso, os esforços públicos são constantes, um projeto bastante ousado é prova disso: a cidade estuda utilizar o tempo de viagem das bicicletas para os semáforos, ao invés do tempo dos carros, como tem sido feito há décadas.

Ficou curioso para conhecer alguns destes destinos? Já viajou para algum destino nacional ou internacional de bike? Conta para a gente como foi aqui nos comentários.