Por Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos

Todo mundo sabe que para ter maior segurança e conforto na hora de pedalar, é importante que a bicicleta esteja ajustada ao ciclista, que se adeque a sua altura, peso e movimentos. E é exatamente esse o conceito do Bike Fit, um ajuste adequado para cada o indivíduo, como se a bicicleta fosse feita para você, de maneira personalizada.  

© fullcyclebikes

Essa prática é super recomendada e podemos dizer que existe até um consenso entre os ciclistas experientes sobre a sua importância, sendo responsável por melhorar os resultados – produzir uma maior potência e eficiência. Além dessas duas vantagens, o conforto e a prevenção de lesões, que são resultantes de uma postura inadequada fazem parte do “pacote” de benefícios.

Mas, se você está na dúvida se a bicicleta está adequada para o seu corpo, existem algumas situações que podem te ajudar a identificar isso. Por exemplo: dores na parte da frente do joelho, dores na região lombar, dor no tornozelo e até formigamento nas mãos. Se alguns destes sintomas te acompanha, fique alerta, estes são alguns indícios de que é uma boa hora para usar o Bike Fit.

Isso trará diversos benefícios, como já mencionei acima, em termos de rendimento e tornará seus treinos e passeios bem mais tranquilos e agradáveis. Afinal, andar de bike tem que ser algo confortável e gostoso de fazer, e se isso não estiver ocorrendo, é hora de você considerar um ajuste. Dor, dormência ou formigamento, principalmente nas mãos e nos pés são sinais de que algo na sua bicicleta não combina bem com você. 

Uma posição adequada é aquela em que você se mantém pedalando sem precisar se mexer a todo o momento.  Se você está toda hora se movendo e não consegue encontrar uma posição confortável para as mãos, ou começa a sentir desconforto após a primeira hora de pedal, vale a pena rever essa atividade. Uma análise de equilíbrio muscular e mobilidade articular é um fator importante para associar com a Bike Fit.

© Specialized

Bernardo Sampaio: Fisioterapeuta pela PUC-Campinas (Crefito: 125.811-F), diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos, Bernardo Sampaio é também professor em cursos de pós-graduação em fisioterapia traumato-ortopédica, professor em fisioterapia do Centro Universitário ENIAC (Guarulhos) e também leciona como convidado nos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. Mestrando em ciências da saúde pela faculdade de ciências médicas da santa casa de são Paulo. Saiba mais em: www.institutotrata.com.br e www.itcvertebral.com.br