Portugal é o primeiro país da União Europeia a reduzir IVA (Imposto sobre Valor Agregado) na compra de bicicletas

O valeu-added tax (VAT) ou IVA (Imposto sobre Valor Agregado) é um imposto aplicado às vendas ou prestações de serviços em toda União Europeia (UE). Com a redução no país, os portugueses poderão comprar bicicletas com taxa de IVA mais baixa, de 6%, a partir de 1º de janeiro de 2023. A taxa atual é de 23%.

A decisão ocorre 1 ano após a União Europeia ter aprovado a legislação que permite aos países membros aplicarem taxas reduzidas de IVA no fornecimento, aluguel e reparação de bicicletas, incluindo bicicletas elétricas. Portugal é o primeiro país a fazer uso desta possibilidade.

O potencial econômico é bastante expressivo. Por exemplo, na compra de uma e-bike que custa € 2.000, com a nova taxa de IVA, que entrará em vigor, os consumidores irão poupar quase € 300.

A redução do IVA foi oficializada junto ao Orçamento de Estado para 2023 e segue o objetivo da estratégia nacional da bicicleta de Portugal, que pretende atingir um percentual de viagens de 4% até 2025 e 10% até 2030.

Saiba mais: https://bit.ly/IvaPT

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike