Ponte Ruyi: A incrível ponte para ciclistas de Chengdu, China

Ponte Ruyi: A incrível ponte para ciclistas de Chengdu, China

Ponte Ruyi

Uma ponte pode ser muito mais do que uma estrutura para salvar uma estrada e até tornar-se uma obra de arte, uma homenagem ao passado e à tradição e um aceno para o futuro.

A construção, inaugurada em 2018 e feita de aço e concreto armado é, vista de cima, um ruyi perfeito. O ruyi é um símbolo usado durante séculos na China de poder, autoridade e liderança. Segundo seus criadores, a Ponte Ruyi se tornou “um famoso local panorâmico para a vida, exercício e recreação dos residentes”.

A Ponte Ruyi pretende distinguir e exaltar Chengdu, capital da província de Sichuan e, com os seus mais de 16 milhões de habitantes, uma das cidades mais populosas do país. Aprovada em maio de 2016 no âmbito do Projeto Principal de Melhoria Paisagística da Zona de Alta Tecnologia, a ponte liga duas áreas da cidade, o movimentado bairro de Tianfu e o Central Park de Dayuan, que, como o próprio nome indica, aspira com seu lago cercado por edifícios gigantescos a recriar seu homônimo nova-iorquino.

Mas aqui o tesouro é a ponte, obra do atelier de arquitetura chinês ZZHK Architects, cujos responsáveis ​​explicam que “o conceito de design da ponte chama-se Sound of Panpipes, uma vez que a sua fachada é inspirada nas flautas de pã chinesas, um instrumento musical tradicional. as ondulações e vibração do corpo da ponte simulam o fluxo fresco e elegante do ritmo musical, moldando uma escultura urbana funcional.”

A largura livre da ponte varia entre 2,36 e 9,23 metros. Duas escadas em caracol com inclinação entre 1:4 e 1:12 facilitam a passagem dos pedestres, enquanto duas rampas para ciclistas (com inclinação de 1:12) conectam as vias verdes localizadas em ambos os lados da rua.

O quadro vermelho, as barreiras metálicas e os postes vermelhos e brancos que acendem à noite conferem-lhe um aspecto hipnótico. Um tesouro arquitetônico!

Fonte