Tecidos tecnológicos são aliados do conforto e trazem inúmero benefícios para o rendimento dos ciclistas 

Nos últimos meses a tendência de se conectar com o mundo real e estar mais próximo da natureza deixou as atividades ao ar livre na lista de prioridades do dia. Esse comportamento tem fortalecido o hábito de pedalar, seja como uma nova prática esportiva ou uma escolha para os momentos de lazer.

Na mesma crescente em que o ciclismo tem conquistado cada vez mais adeptos, as roupas do segmento têm ganhando funcionalidades e tecnologias para dar mais conforto e movimento aos praticantes da atividade. Assim como a bicicleta adequada, o vestuário faz toda a diferença na hora de praticar o exercício. Com o uso de tecidos tecnológicos é possível ter proteção solar, melhorar a circulação sanguínea e aerodinâmica, diminuir a retenção de líquidos e obter compressão e redução no tempo de secagem da roupa, por exemplo.

© Emana Soul

A indústria têxtil possui um mix de produtos para o ciclismo e tem se profissionalizado a cada ano pulverizando seu alcance. Na Diklatex, empresa de Joinville (SC), coleções são criadas para atender o mercado a partir de “combos tecnológicos” com a base de elastano que proporciona conforto nos movimentos – diferencial indispensável nas roupas de ciclismo.

“Nosso foco são soluções que são multivariadas e podem estar presente em diversos tipos de roupas e acessórios. Estes combos podem ter atuação no campo da performance, sustentabilidade, conforto, saúde e bem estar. E trazem consigo muitos pontos de diferenciação para quem usa a tecnologia têxtil, que, automaticamente, percebe muito mais valor nas roupas das marcas que aplicam esse tipo de inovação”, comenta Eduardo Habitzreuter, engenheiro têxtil responsável pelo desenvolvimento de produtos da Diklatex.

Mercado em alta

O conforto é a palavra-chave para quem pratica a atividade, e as diversas modelagens ofertadas no mercado são voltadas para atender essa necessidade.

Na Márcio May Sports, empresa que produz vestuário para ciclismo, as bermudas e bretelles possuem a base de poliamida em diferentes gramaturas, o que impede a transparência da peça. Já a camisa, também de poliamida, é uma peça que possui proteção solar acima de 10 horas e tela arejada em alguns pontos, o que melhora a circulação sanguínea.

Quem comanda a marca é um expert no assunto. Márcio May marcou presença nas Olimpíadas e nos Jogos Panamericanos e hoje compartilha seu conhecimento na criação das peças com a modelagem certa para o melhor rendimento e conforto na prática do esporte, benefício buscado até pelos mais  novos praticantes. “Os investimentos em tecnologia geraram inúmeras funcionalidades para quem busca conforto na prática do ciclismo. Nos últimos seis meses foi perceptível o crescimento de novos adeptos que buscam roupas que proporcionem uma boa experiência e conforto”, observa May.

© Márcio May

O boom do mercado do ciclismo também ajudou a democratizar as roupas tecnológicas. Para Murilo Fischer, que possui no currículo cinco olimpíadas disputadas e vasta experiência em provas como Giro d’Italia, Vuelta a España e Tour de France, o movimento da indústria têxtil  teve uma rápida evolução, e hoje é possível ter acesso a roupas e equipamentos para praticar a atividade bem vestido e protegido. “A indústria coloca no mercado artigos que geram inúmeros benefícios como conforto, praticidade e qualidade. A Diklatex, por exemplo, possui um leque de soluções que aliam esse conforto e tecnologia e pensando nas necessidades para todos os públicos”, explica Fischer.

Na Diklatex, as vendas voltadas para o mercado de ciclismo superaram as expectativas para o ano. “Nossa perspectiva de crescimento de vendas de tecidos especializados em 2020 era de 40%. Tivemos uma alta demanda e esse volume projetado atingiu um aumento em 86% comparado a 2019. Isso mostra a força do esporte no mercado têxtil e o aumento da busca por tecidos com funcionalidade e tecnologia embutidas”, explica Tiago Ventura, gestor comercial da Diklatex.

© Márcio May

Sobre a Diklatex

Atuando há mais de quatro décadas no setor, a Diklatex acompanha as transformações do mercado inovando no desenvolvimento de tecidos técnicos e tecnológicos, agregando soluções de alta performance, conforto e beleza para marcas de moda do universo esportivo e bem estar. A marca destaca-se pela forte atuação em inteligência esportiva e na oferta de produtos que geram benefícios e funcionalidades por meio do uso de  tecnologias. Desde o início da pandemia da Covid-19, a Diklatex buscou novas soluções, como tecidos com tecnologia antiviral para uso dos profissionais de saúde, mitigando assim, a contaminação cruzada.