Pensar a cidade de forma a horizontalizar relações é algo digno de admiração, além de ser muito hype, não é mesmo? Ainda mais quando o meio escolhido para intervir no espaço urbano é a bicicleta.

Afirmamos isto porque compreendemos que já é mais do que urgente que se instaure uma outra concepção de ecossistema urbano, onde o humano prevaleça a toda e qualquer ‘coisa’.

E, pensando a logística humanizada dos serviços e em facilitar a integração de fornecedores interagindo em hub, a parceria iFood e TemBici resulta no primeiro serviço de aluguel de bikes, no mundo, exclusivo para ciclo-entregadores: o iFood Pedal!

© Midori De Lucca

Trata-se de um conceito integrador entre tecnologia e humanização do cotidiano, contemplado num sistema de aluguel de e-bikes assistidas, muito mais inovador do que se observa de longe, a priori.

Tudo muito bem pensado para contemplar ciclo-entregadores autônomos que usam o iFood para fazer suas entregas num formato de parceria muito legal.

A equação sugerida pode ser simples, mas não é mera: E-bikes assistidas com setup urbano, Ponto de Apoio preparado para ser a referência dos ciclo-entregadores antes e depois dos turnos, planos ajustáveis de aluguel das e-bikes da parceria com a TemBici e o Pedal Responsa, que é uma capacitação contínua focada em ciclologística e diversidade pelo Instituto Aromeiazero, entre outros atributos.

© Midori De Lucca

Sim, pessoal, a diversidade é um dos eixos que faz girar a bolinha azul, e ela está contemplada no iFood Pedal.

Pensemos: a transformação de um conceito em realidade passa pela adequação e adoção desta realidade para todos e não, somente, para alguns.

Não seria sensato conceber uma inovação se ela não fosse fundada naquilo que é diverso, certo? Então, se não for diverso, não será inovador.

© Midori De Lucca

O que se percebe nestes primeiros minutos de existência do iFood Pedal, ainda na primeira fase, é o seu poder de impactar tão positiva e substancialmente a vida de seus parceiros usuários (ciclo-entregadores que alugam as e-bikes), dos fornecedores, consumidores e, por consequência, da cidade. Sujeitos e ambiente integrados no contexto, que legal!

E, veja bem, estamos falando a respeito daquilo que, aos poucos, está transformando uma parcela da realidade de uma megalópole como São Paulo, ora vejam só!

Esta cidade pulsa, como qualquer outra, à revelia do planejamento, clamando por respostas que, além de sustentáveis, sejam factíveis. Trata-se, também, de uma mudança de cultura provocada pelo usuário.

O iFood Pedal está aí para mostrar que é possível! Yes, we can!!!

© Midori De Lucca

Pensando nisto, as pesquisas realizadas para conceber o iFood Pedal buscaram compreender as aspirações daquelas pessoas que já atuavam ou que gostariam de atuar com o sistema de entregas de bicicleta.

Este estudo contou com mais de um ano de aprofundamento no dia a dia de pessoas que, diante da realidade do último ano, foram uma das grandes diferenças na vida de quem teve os deslocamentos limitados por força da pandemia.

Uma das sacadas foi perceber que os ciclo-entregadores, antes de tomar suas e-bikes nos Pontos de Apoio iFood Pedal e partir para as entregas, eram pedestres ou usuários de transporte urbano coletivo, seja usando metrô ou ônibus.

Então, quer dizer que fazem uso de outros modais para poder chegar até as regiões com maior demanda por entregas. São atores da vida real na cidade buscando um outro caminho, uma outra lógica, uma outra vida.

© Midori De Lucca

Então, ao ouvi-los atentamente e incorporar a intermodalidade de transportes ao uso coordenado das e-bikes alugadas, o iFood Pedal sai na frente, reafirmando o direito de ir e vir, ampliando possibilidades e oportunidades. Parceiros que escolhem, juntos, as melhores soluções para desafios comuns à vida urbana.

É fato que esta escolha recai, também, sobre como precisamos pensar o direito à cidade que, para muito mais além de um direito individual, é coletivo, e incide sobre uma “demanda por acesso renovado e transformado à vida urbana”, recomendaria Lefebvre, lá nos idos de 1968 do século passado.

Percebe-se, claramente, que a tônica da palavra integração é uma das molas propulsoras para negócios sustentáveis nesta nova década e está, cuidadosamente, presente na ideia plural do iFood Pedal.

A isto se some a velocidade para solucionar problemáticas plurais e a clareza estratégica para fazer sentido num mar de mesmices e fantasias midiáticas.

Ser pioneiro neste campo da inovação é compreender que uma solução como esta, não se dá sozinha. Precisa de parcerias que acarretem em outras transformações nas diferentes dimensões da vida em sociedade e que poderão, quem sabe, atingir outras escalas. A mobilidade urbana agradece.

Quando o iFood se uniu à TemBici, agregou toda a sua trajetória líder em micromobilidade na América Latina. Estamos falando em uma organização que contribui com mais de 50 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais do país, além de estar presente nas capitais federais dos países-irmãos, Argentina e Chile.

Um terceiro pilar desta parceria é o Pedal Responsa, sob a batuta competente do Instituto Aromeiazero.

Trata-se de uma capacitação online ofertada aos ciclo-entregadores que aderem ao iFood Pedal, e que aborda sobre cuidados e responsabilidades ao usar a e-bike, dicas de saúde e prevenção ao coronavírus e, ainda, de comunicação efetiva com os clientes.

© Midori De Lucca

No final do curso, os participantes realizam uma avaliação online e recebem certificado, além de um kit especial contendo power bank, squeeze, jaqueta corta-vento e uma camisa com proteção UV.

© Midori De Lucca

Seguindo todas as normas internacionais de higienização, distanciamento social e segurança, o Ponto de Apoio iFood Pedal é a base de retirada das e-bikes alugadas.

© Midori De Lucca

Lá, o ciclo-entregador e a ciclo-entregadora recebem máscara, álcool em gel, capacete e a bag. E ainda, se quiserem, terão à disposição um lugar seguro e climatizado, pensado para servir de pit stop, contando com wi-fi, espaço que inclui micro-ondas para aquela refeição rápida, banheiros em condições de uso, acesso à água, café, além de poder recarregar o smartphone e power bank, descansar uns minutos etc.

© Midori De Lucca

O primeiro Ponto de Apoio iFood Pedal foi o da Rua Fradique Coutinho, 540 – Pinheiros – São Paulo – SP. Mas, agora, além deste, já existem novos pontos na cidade escolhidos estrategicamente por concentrar um grande número de pedidos de entrega.

São eles:

Moema – Alameda Nhambiquaras, 1.375

Paulista – Rua Itapeva, 342

Itaim – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.697

Horários: Todos os dias, das 10h às 23h.

© Midori De Lucca