Frank Zappa e a sua apresentação de bicicleta

A primeira aparição de Frank Zappa na televisão não foi na frente de um grupo de rock, mas a música veio … de um par de bicicletas.

Era 1963, o programa americano Steve Allen Show recebeu um jovem de 23 anos chamado Frank Vincent Zappa. Um Zappa muito jovem, sem o bigode e a barba que mais tarde se tornariam sua marca registrada, que mostrou uma enorme autoconfiança. “Estou há duas semanas andando de bicicleta”, explica ele no início do show.

Frank Zappa teaches Steve Allen to play The Bicycle (1963)

O apresentador Steve Allen tenta zombar dele, mas após a performance fascinante (que inclui arcos de contrabaixo guinchando os raios das rodas, uma baqueta como elemento de percussão e diferentes sons cacofônicos), acaba aceitando a derrota. “Quero dizer-lhe que sou sempre a favor de alargar os seus horizontes e felicito-o pela sua visão de futuro”, diz Allen a Zappa, “mas quanto à sua música… nunca mais toque aqui! Não, estou brincando, foi uma experiência divertida, interessante e instigante”, disse o apresentador.

Sua primeira intervenção na televisão foi um sucesso. E no futuro, Zappa brilharia ainda mais como guitarrista e vocalista do The Mothers of Invention, e escrevendo algumas das letras mais satíricas e lúcidas da música popular do século 20. Ele também se tornou um campeão da liberdade de expressão, com discursos inesquecíveis contra a censura em seu país e até mesmo pensando seriamente em ser candidato à presidência dos Estados Unidos. Zappa morreu em 1993, com 52 anos. “Escrever sobre música é como dançar sobre arquitetura”, ele disse certa vez, ironizando a crítica especializada em categorizar a sua carreira de acordo com a sua estreia diante do público em geral, fazendo música acompanhado de duas bicicletas.

Fonte