Exposição será na galeria da Unibes Cultural e trata de um importante modal que ganha cada vez mais adeptos no mundo

A partir de 3 de setembro, a galeria da Unibes Cultural irá receber a exposição “Bicicleta, Identidade Cultural”, uma série de fotografias que irá explorar toda a relação das bicicletas como meio de transporte e todo o universo que envolve essa cultura no mundo. As fotos que serão expostas são da jornalista Denise Silveira e retrata cenas do cotidiano, onde a bicicleta está inserida como meio de transporte e no dia a dia da sociedade; são diversas imagens, que foram registradas em mais de sete países. Além disso, a exposição também pretende disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na realidade brasileira. A curadoria é de Marcos Alves.

Os cenários dos cliques são os mais variados possíveis: passa por Dublin, pela Alemanha, pela Bélgica, na Fietsen Door Het Water, a ciclovia dentro d’água de Bokrijk, eleita recentemente pela revista Time como um dos 100 lugares que você não pode deixar de conhecer, entre outros grandes centros. “Não comecei esse trabalho pensando numa exposição. Ele foi surgindo a partir de cenas que fotografei na Alemanha, em 2016, e que não necessariamente eu estava clicando bicicletas, mas elas apareciam no quadro. A ideia do trabalho é aproximar as pessoas de uma realidade onde a bicicleta está fortemente inserida no cotidiano” diz Denise.

Para Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural, idealizador deste importante espaço cultural de São Paulo, “a exposição é uma oportunidade de o público ter acesso a um novo tema muito presente no dia a dia das grandes cidades, é imaginar a bicicleta como um modal de transporte sustentável.”


A utilização da bicicleta como mobilidade ativa traz diversos benefícios para a saúde, por conta do gasto de energia e exercício que é feito para os deslocamentos. Além disso, existe também a questão do meio ambiente: bicicletas não exalam gases poluentes em sua utilização. Além de ser extremamente atual, a temática surge em um momento de crescimento da utilização da bicicleta como meio de se locomover. Segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), na capital paulista subiu cerca de 22,8 vezes a circulação de bikes pelas principais vias no primeiro trimestre de 2021. A exposição também pode ser agente incentivador para que mais pessoas adotem esse hábito e tenham significativas melhoras em sua saúde.

Por conta dos protocolos da OMS para a prevenção da Covid-19, a visitação será feita somente com horário agendado e a quantidade de pessoas será reduzida. É obrigatório o uso de máscaras no local, assim como a utilização de álcool em gel. O agendamento deve ser feito no site da Unibes Cultural.


Sobre a Unibes Cultural

Em funcionamento desde 2015 na Rua Oscar Freire, em São Paulo, a Unibes Cultural tem o papel de hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais ao convergir, conectar e distribuir cultura e diferentes conhecimentos. Com uma programação variada, que inclui shows, exposições, palestras, atividades para o público infantil e peças de teatro, o centro cultural da Unibes assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A curadoria do espaço propõe encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.

Serviço: Exposição “Bicicleta, Identidade Cultura”

De: Denise Silveira
Curadoria: Marcos Alves
Data: 03/09 até 30/09
Local: Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo / SP
Ao lado da estação Sumaré do Metrô (Linha 2 – Verde)

De terça a sexta, das 14h às 22h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h
Telefone: (11) 3065-4333