Quando se fala em energia, a maioria das pessoas pensam em energia elétrica. Mas as fontes de energia de que necessitamos para manter o nosso estilo de vida atual são várias, que vão do alimento ao petróleo. O tema é tão importante que ganhou um dia especialmente criado para reflexões sobre o tema, o Dia Mundial da Energia, comemorado todos os anos em 29 de maio.

Antes de falarmos sobre as fontes de energia, vamos definir o que é energia no sentido físico. Energia é a capacidade de realizar trabalho, manifestada em forma de calor, luz ou movimento. Máquinas consomem energia para realizar o seu trabalho. Os automóveis utilizam petróleo ou etanol para se movimentar, humanos e animais consomem alimentos para se aquecer e locomover, lâmpadas utilizam eletricidade para iluminar etc.

Quando olhamos para dentro de nossas casas, observamos uma matriz energética formada por pelo menos seis itens. Na cozinha, o gás GLP, por todos os cantos a eletricidade, na despensa os alimentos, na garagem do automóvel o petróleo ou etanol, e no quintal o sol e o vento pouco utilizados. A tabela a seguir mostra o consumo per capita mensal no Brasil, conforme uma pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL):

O MUNDO QUE NOS AGUARDA DEVERÁ SER SIMPLES E SUSTENTÁVEL, COM POUCOS RECURSOS ENERGÉTICOS

Eletricidade – casa50 kWhConta mensal de energia elétrica
Eletricidade – indústria100 kWhBens e serviços da indústria
Óleo diesel27 litrosTransporte de mercadorias ou coletivo
Gasolina18,3 litrosTransporte individual
Etanol14 litrosTransporte individual
Gás GLP3,1 kgCozimento dos alimentos
Comida6 kgConsumo diário de 2.000 kcal

A tabela acima não nos permite fazer a comparação entre uma fonte de energia e outra, por possuírem unidades de medidas diferentes. Então, vamos analisar uma outra tabela com dados unificados, todos em kWh, para conhecer e comparar melhor nosso consumo de energia mensal:

Óleo diesel351 kWhEnergia não renovável
Gasolina201 kWhEnergia não renovável
Eletricidade150 kWhEnergia renovável
Etanol107 kWhEnergia renovável
Comida60 kWhEnergia renovável
Gás GLP40 kWhEnergia não renovável
Total909 kWhEnergia não renovável

Há 100 anos atrás tínhamos uma população de 1,6 bilhão e nosso consumo per capita mensal não chegava a 200 kWh, gastos em comida, lenha e carvão mineral. Esse aumento no consumo de energia em nosso planeta tem colocado em risco a sobrevivência no planeta.

Outro dado apontado na tabela é que 65% das energias que consumimos no Brasil vem de fontes não renováveis baseadas nos derivados de petróleo, material ainda em abundância, de extrema potência energética e relativamente barato, que nos deu super poderes, permitiu que fôssemos capazes de vencer distâncias entre São Paulo e Manaus em 3,5 horas, bem diferente dos 90 dias de nossos antepassados. Apesar de tantas vantagens do petróleo, hoje ele está por detrás dos altos índices de poluição atmosférica e dos oceanos, apontado como o principal causador do aquecimento global, nos empurrando para a busca de fontes alternativas de energia renováveis vindas das marés, bem como a energia eólica e solar.

O Brasil é destaque mundial no quesito energia, compondo sua matriz com 35% renovável, formada especialmente pelas hidrelétricas e etanol. Na grande maioria dos outros países, a energia renovável não chega a 10%.

O mundo que nos aguarda deverá ser simples e sustentável, com poucos recursos energéticos, como viviam nossos antepassados que inventavam e recriavam o que gratuitamente a natureza fornecia. Muitas pessoas trabalharão em suas casas via internet, evitando o uso de transporte coletivo ou individual, terão bicicletas para superarem curtas distâncias. Suas casas serão autossuficientes em energia, vindas de captadores solares e eólicos, administrados pelo próprio morador. O consumismo será convergido para o necessário, a felicidade e a paz da humanidade serão fundamentadas na harmonia, respeito e compreensão aos limites da natureza.