Selim dividido
Sempre aparece mais um, com mais uma ideia. As vezes funciona, as vezes não, mas isso é muito bom.
O nome da vez é Robin Macan, um engenheiro civil na Austrália, que se perguntou-se: “Porque é que alguém ainda não inventou um selim de bicicleta confortável?” A falha central de todos os assentos de bicicleta do mercado, concluiu Macan, era que “nenhuma quantidade de amortecimento pode compensar os pontos de dor inerentes ao corpo humano”.
Macan teve a ideia de um selim articulado para bicicleta e elaborou um protótipo. A Associação de Inventores da Austrália, uma organização sem fins lucrativos que fornece networking e suporte para inventores, realiza reuniões regulares e Macan trouxe seu protótipo para uma delas, em busca de ajuda. No encontro, ele se conectou com o designer industrial Philippe Guichard, e os dois começaram a colaborar no design.
Após dois anos de trabalho, Macan e Guichard uniram forças com a Whistle, uma empresa australiana de design industrial e engenharia. Juntos, eles levaram o projeto até a linha de chegada. A empresa de Macan, AtaraxyBSC, está agora se preparando para lançar o vabsRider. A empresa o chama de “o selim de bicicleta ideal: dinâmico, fluido, em movimento com o corpo e sem dor”.
“O vabsRiderTM transfere a pressão dos ísquios para os fêmures, garantindo uma carga distribuída uniformemente. O design inovador do selim dividido permite o movimento individual das pernas, girando em torno das articulações do quadril em um eixo virtual em relação ao selim.”
Atualmente a empresa realiza testes públicos, realizando eventos em velódromos. Até o momento, nenhuma data de lançamento foi anunciada.