Com início em 1989, o Tour de l’Ain é uma corrida profissional de bicicleta disputada todos os anos no departamento de Ain.

Ain é um departamento francês ao lado da fronteira com a Suíça. É disputada sem interrupções desde o ano de sua criação, e a partir de 1993 se tornou uma prova para profissionais.

© ERT

O evento sempre combina etapas de corrida e etapas montanhosas. O Grand Colombier, um colo de montanha de 1.534 metros de altura, é uma subida decisiva na corrida por etapas.


O Brasil esteve no Tour de l’Ain. A ERT Uniformes era uma das patrocinadoras do evento. A empresa é de Juiz de Fora, zona da mata mineira, nasceu em 2009, e tem clientes aqui no Brasil, nos Estados Unidos, França, Portugal, Espanha e alguns clientes no Mercosul. Sendo uma das maiores do Brasil e uma das mais conceituadas do ramo, atua exclusivamente na fabricação de uniformes para ciclismo, e possui maquinário de alta tecnologia e desempenho, além de contar com uma equipe de atendentes e designers especializados em personalização.


© Tour de l’Ain.

O Tour de l’Ain é conhecido por revelar bons ciclistas; Thibault Pinot e Julian Alaphilippe, atuais líderes do ciclismo francês, por exemplo, conquistaram suas primeiras vitórias profissionais ou se revelaram no Tour de l’Ain.

Um dos pontos fortes do Tour de l’Ain é o seu território: um parque que, pela sua diversidade geográfica, tão favorável à prática do ciclismo, permite criar uma etapa de corrida – alternância de planície e montanha – que permite corridas bem disputadas.

© Tour de l’Ain.

Segundo o site do evento, “a razão de ser deste evento de ciclismo é, para além da competição desportiva, organizar um evento popular para um público apaixonado – ou não – pelo ciclismo que deseja sobretudo participar num evento festivo e convivial”.

© ERT

Em 2020, o Tour de l’Ain aconteceu entre 7 e 9 de agosto. Foram cerca de 800 participantes em todas as categorias. O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) conquistou o tour. Venceu isolado a última etapa ao se impor na montanha.

© Tour de l’Ain.

Foram mais de 400 quilômetros de trajeto em todas as etapas. Roglic foi quatro segundos mais rápido que Egan Bernal, que terminou em segundo. Nairo Quintana completou o pódio.

A última etapa do Tour de l’Ain confirmou o domínio do Jumbo-Visma ao longo dos três dias de competição. Primoz Roglic solidificou seu status entre os principais favoritos do Tour de France, que começa dia 29.

Vista de cima de campo e montanhas ao fundo

Descrição gerada automaticamente
Foto: Tour de l’Ain / Elise Chauveau / © Tour de l’Ain.
© Tour de l’Ain.
Foto: Tour de l’Ain / Elise Chauveau / © Tour de l’Ain.
© Tour de l’Ain.
© Tour de l’Ain.

tourdelain.com