Brasil já tem 228 atletas garantidos em Tóquio-2020; confira a lista

Em meio às disputas do Dew Tour, em Iowa, nos Estados Unidos, o skate brasileiro vai confirmando suas primeiras vagas olímpicas. Em especial, no park, já que o evento é o último antes do fechamento da corrida olímpica. O Brasil chegou a 228 atletas garantidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ao todo, são 27 modalidades, entre individuais e coletivas. Confira nesta lista reunida pelo Surto Olímpico todas as vagas oficializadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) até agora.

Asteriscos aparecem em algumas modalidades que já têm vagas asseguradas em Tóquio-2020. É o caso do tiro com arco, em que as vagas conquistadas durante o ciclo são destinadas aos países, e não aos atletas. Assim, mesmo Ane Marcelle e Marcus Vinicius D’Almeida tendo sido os responsáveis pela classificação, eles ainda não estão classificados, ficando a cargo da CBTarco (confederação brasileira) a seleção dos convocados. Mesma situação vive a canoagem velocidade e o ciclismo mountain bike.

Por enquanto, o esporte com mais representantes brasileiros é o futebol, com 36. As seleções masculina e feminina têm 18 atletas cada. Seguindo perto na corrida dos coletivos, está o handebol, que possui 28 esportistas garantidos (14 em cada naipe), enquanto o vôlei tem 24 (12 homens e 12 mulheres). Entre os esportes individuais, o atletismo é o que mais engorda a equipe brasileira, com 29 atletas.

AJUDE O SURTO OLÍMPICO IR PARA TÓQUIO

Com os 228 esportistas, o Brasil já ultrapassa os números de Atlanta-1996, já sendo a quinta maior delegação olímpica da história. Esta marca deve crescer ainda mais, já que novos índices devem vir do atletismo, enquanto os rankings do judô e do skate não foram totalmente fechados, além de haver diversos pré-olímpicos a serem disputados.

Vale lembrar que a maior delegação olímpica brasileira foi na última edição, na Rio-2016, com 465 atletas. Por ter sido país-sede, o Brasil obteve diversas vagas por exclusividade, o que serviu para inflar o número, que dificilmente será batido. Fora o Rio, a equipe com mais brasileiros foi vista em Pequim-2008, quando 277 esportistas foram até a capital chinesa.

Garantidos em Tóquio-2020 (228 vagas):

Ciclismo – Mountain Bike (3 atletas):

*As vagas do ciclismo mountain bike são do país, não nominais. Cabe a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) confirmar os nomes dos atletas que ocuparão as cotas.

Atletismo (29 atletas):

Os três maratonistas brasileiros aguardam o fechamento do ranking para confirmar as vagas.

Boxe (7 atletas):

Canoagem slalom (2 atletas):

Canoagem velocidade (3 atletas):

Esgrima (2 atletas):

Futebol (36 atletas):

Ginástica artística (5 atletas):

Handebol (28 atletas):

Hipismo (7 atletas):

Maratona aquática (1 atleta):

Natação (18 atletas):

*Por terem vencido as provas individuais, Pedro Spajari, Guilherme Basseto e Matheus Gonche serão convocados para o 4x100m medley, mas podem ser substituídos por outros nadadores da equipe por decisão da comissão técnica da CBDA

Pentatlo Moderno (1 atleta):

Remo (1 atleta):

Rugby sevens (12 atletas):

Saltos ornamentais (2 atletas)*:

*Luana Lira, no trampolim 3m feminino, e Isaac Souza, na plataforma 10m masculina, chegaram a ter suas vagas confirmadas, mas a FINA alterou os critérios de classificação após a disputa da Copa do Mundo, retirando as cotas dos brasileiros. COB e CBDA estão recorrendo e esperam garantir a classificação.

 Skate (6 atletas):

Surfe (4 atletas):

Taekwondo (3 atletas):

Tênis (1 atleta):

Precisa estar entre os 300 do ranking mundial em junho para ratificar a vaga

Tênis de mesa (6 atletas):

Tiro com arco (2 atletas):

Tiro esportivo (1 atleta):

Vela (13 atletas):

**Gustavo/Geison conquistaram a vaga olímpica, mas Henrique/Bruno foram os convocados segundo os critérios da CBVela

Vôlei (24 atletas):

Vôlei de praia (8 atletas):

Wrestling (3 atletas):