Como a equipe dos Muppets fez Caco andar de bicicleta

Os Muppets fazem parte da infância de muita gente. O Muppet Movie ficou conhecido por seu uso inovador de fantoches, e uma de suas imagens mais icônicas é Caco, o Sapo, andando de bicicleta. Foi o primeiro projeto Muppet a receber um lançamento teatral e reflete anos de configuração e desenvolvimento de personagens. O Muppet Show, a série da turma, virou um sucesso surpreendente.

Em termos de história, The Muppet Movie ultrapassou os limites do que poderia ser feito com os Muppets na tela, e esse espírito inovador foi aplicado em seus aspectos técnicos. Usando seu orçamento mais alto, Jim Henson e o diretor James Frawley experimentaram como a própria arte da marionete poderia se manifestar no filme, levando a algumas ilusões cinematográficas impressionantes. As fotos de corpo inteiro de Caco andando de bicicleta continuam particularmente impressionantes até hoje, apesar de o filme ter mais de 40 anos. O efeito prático provou ser tão popular que sequências semelhantes foram repetidas em títulos posteriores dos Muppet posteriores.

Para conseguir esse efeito, os cineastas usaram uma combinação inteligente de truques de câmera e design inovador de fantoches. Para as tomadas amplas, um boneco Caco de corpo inteiro foi construído e encaixado em uma bicicleta Schwinn reduzida. Caco foi colocado no assento da bicicleta, com as mãos e os pés no guidão e nos pedais, respectivamente. O Muppet foi então colocado em fios invisíveis que permitiram ao supervisor de efeitos especiais, Robbie Knott, operá-lo de um guindaste escondido da visão da câmera, bem como uma marionete. Em close-ups, Jim Henson usou um fantoche de mão de Caco, que ele operou debaixo da câmera. O filme final cortou rapidamente entre as duas tomadas, aumentando a credibilidade do efeito. O resultado foi impressionante, já que a cena foi a primeira do filme a mostrar um Muppet firmemente no mundo real e humano.