Campinas: Circuito ciclístico pelo circuito de artes da cidade

Pra quem pedala e ama arte, um circuito ciclístico incrível vai acontecer dia 18 de dezembro em Campinas. Das 9h às 11h, ciclistas vão para percorrer 8km, parando para visitar cinco ateliês de importantes artistas contemporâneos

A artista Estefânia Gavina, que fez do ciclismo seu esporte na pandemia, está organizando um roteiro pelo circuito de artes do centro de Campinas, totalmente gratuito. No dia 18 de dezembro, sábado, das 9h às 11h, ela pretende reunir 30 ciclistas para percorrer a rota.

O Ateliê Casa será o ponto de partida dos ciclistas, na Chácara da Barra. Os participantes poderão apreciar também a exposição Depois do Fim, inaugurada no final de novembro por um coletivo de artistas no Ateliê Casa Campinas. De lá, o grupo parte para o centro da cidade. Outros pontos de visitação incluem ateliês localizados no Edifício Itatiaia, que foi construído por Oscar Niemeyer, e um espaço cultural que funciona como Incubadora de Artistas e Produtora de Artes Visuais.

É a primeira vez que um passeio desse tipo é organizado na cidade. Será uma edição inédita e experimental, que poderá ser ampliada para outros circuitos artísticos ano que vem. Trazer novos públicos para o circuito cultural da cidade é um dos objetivos do passeio. Os ateliês visitados são relativamente próximos e com afinidade na linha artística.

“Muita gente gosta de cultura, mas não tem oportunidade de ver de perto a oficina do artista, entrar na intimidade do seu local de trabalho, conhecer por dentro sua história”, pondera Gavina. Ela comenta que embora tenha uma forte produção cultural, a cidade conta com poucas ciclovias. Mesmo assim, considera que colocar em prática os dois prazeres trará uma experiência rica e inovadora aos participantes.

Os participantes devem usar capacete, levar água, máscara para entrar nos ateliês e cadeado de segurança para sua bike. Nas paradas haverá local para estacionar em garagens ou fechar com cadeados as bicicletas, e os ateliês devem fornecer água ou frutas para os visitantes, que poderão ainda adquirir trabalhos em pequenos formatos. Se chover, o roteiro fica transferido para o dia 19.

Para saber mais, acesse o Instagram @estefaniagavina

Fonte