Bicicleta cargueira em ascensão

O crescimento no e-commerce, ainda maior por conta da pandemia, representa um novo momento para as bicicletas de carga no País. Sejam as famosas bicicletas dos Correios ou grandes triciclos cargueiros usados em cidades litorâneas e em regiões planas de grandes centros, as bicicletas sempre foram uma solução de baixo custo e alta eficiência. A queridinha da vez são as bikes cargueiras.

© Divulgação

Para comemorar os 65 anos de Starrett no Brasil, além dos 5 anos de patrocínio da indústria ao canal Pedaleria no YouTube, o biker pentacampeão na modalidade Biketrial e youtuber Edu Capivara, confeccionou uma bicicleta cargueira, do zero, customizada para a Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, em seu programa de número 1000.

Na hora de fabricar a bike, Capivara estudou o conceito da marca e aliou robustez, solidez e precisão ao equipamento. “Pensamos em criar uma bike cargueira com a possibilidade de colocar as ferramentas da marca, mas que também fosse funcional”, explica e acrescenta que, da concepção ao desenho, a Starrett aprovou na primeira apresentação.

A bike cargueira da Starrett pode levar até 100 quilos de carga e para isso foi confeccionada com rodas especiais, com aros mais resistentes.

Baú com as ferramentas da Starrett

O baú da bike cargueira da Starrett foi feito em compensado naval e internamente estruturado com suportes encaixados em nichos para acomodar, de forma adequada, as ferramentas da Starrett.  Entre os produtos alocados na bike estão: serra manual, arco de serra, serra sabre, medidor de ângulo, brocas, estojo de serra copo, trena, entre outros. A invenção ainda é versátil, porque o baú pode se transformar em uma mesa de trabalho (ou bancada) com apoiadores nos pés, além de levar o logo da Starrett gravado a laser.

Para assistir aos episódios da confecção da bike cargueira da Starrett, basta acessar os links:

Curiosidades sobre as bicicletas de carga

A invenção da bike de carga é atribuída a James Starley, o pai da indústria da bicicleta. Foi em 1877 que Starley projetou três modelos de bicicletas para o transporte de mercadorias. Mas foi um modelo criado pelo sobrinho de James, John Kemp Starley, que popularizou as bicicletas. John e seu sócio William Sutton criaram o modelo Rover, uma “bicicleta de segurança” com rodas do mesmo tamanho e corrente de transmissão.

Foi justamente a corrente de transmissão que tornou as bicicletas cargueiras uma solução capaz de levar mais carga. A corrente tornou redundante a transmissão direta às rodas e criou liberdade no posicionamento do condutor e da carga. As rodas poderiam ser menores. Carregar cargas tornou-se energeticamente interessante, embora, inicialmente fosse uma cesta ou caixa.

No Brasil, as bicicletas sempre foram uma solução de baixo custo e alta eficiência. Sejam as famosas bicicletas dos Correios ou grandes triciclos cargueiros usados em cidades litorâneas e em regiões plantas de grandes centros. O crescimento no e-commerce, ainda maior por conta da pandemia, representa um novo momento para as bicicletas de carga no País.

© Divulgação