A bicicleta azul da princesa Diana dos anos 1970 vai a leilão este mês

O modelo é uma Ladies Raleigh Traveller azul dos anos 1970. Diana costumava pedalar com ela por Londres antes de se casar com o príncipe Charles, em 1981. Ela era frequentemente fotografada indo com esse modelo para o seu trabalho, o Young England Kindergarten, depois que seu noivado com Charles foi anunciado.

Bicicleta da Princesa Diana, nos anos 70 (BURSTOW & HEWETT).

Os especialistas acreditam que a bicicleta é uma peça real memorável. Na época, a mídia a apelidou de “bicicleta da vergonha” por causar constrangimento à família real, o que levou os funcionários do palácio a aconselharem Diana a parar de usá-la, acreditando que era um meio de transporte inadequado para um futuro real. Diana silenciosamente vendeu a bicicleta para o pai de um amigo em 1981, um comprador que acabou mantendo-a trancada em sua garagem por 27 anos antes de vendê-la em 2008 por £ 211.

Diana com Charles, Harry e William, em férias nas Ilhas Scilly, em 1989 (PA IMAGES/ALAMY BANCO DE IMAGENS).

A bicicleta aro 26 foi vendida pela última vez em 2018, por £ 9.200. De acordo com a Burstow & Hewett, que vai leiloar a peça, Diana deixava a bicicleta acorrentada às grades do lado de fora de seu apartamento em Londres, chegando a comentar em entrevistas sobre o roubo de uma roda. Eles afirmam que a bicicleta é um ‘famoso símbolo da opressão de Diana. Algo que ela amava ser levada embora; e o controle sobre sua aparência pública para a reputação do que é considerado aceitável para uma senhora da Família Real Britânica.’

O leilão será em 28 de abril.

Fonte da matéria