Irmãos criam bicicleta 100% reciclável e circular

Uma bicicleta reciclada e reciclável que nunca enferruja, nunca precisa de óleo e nunca precisa de limpeza.

Mobilidade de amanhã a partir do lixo de ontem. Mas vai além disso. Não se trata apenas de uma bicicleta feita de plástico reciclado, trata-se de um conceito, como uma forma de fazer uma bicicleta urbana mais duradoura. Nada para enferrujar, nem mesmo uma corrente ou rolamentos – já que tudo é feito de plástico.

A ideia partiu dos irmãos Johannes e Benjamin Baas. “Em vez de administrar uma oficina, estamos consertando a forma como as bicicletas são produzidas. Evitando que você precise de uma oficina em primeiro lugar. Estou orgulhoso por termos feito uma bicicleta que meus netos ainda podem usar ou reciclar se não gostarem do meu design”, diz Johannes.

© mtrl

É assim que os irmãos Johannes e Benjamin Baas se apresentam no site da mtrl.

Em 2016, Johannes quis reciclar o plástico e transformá-lo em uma bicicleta, feita apenas com plástico. Após todo um trabalho de desenvolvimento para fazer com que sua ideia ganhasse vida, a mtrl bike foi lançada com uma campanha de crowdfunding. Os 100 lotes de sua bicicleta de plástico vendidos durante a campanha mostraram que as pessoas querem apoiar projetos inovadores focados em gerar um impacto socioambiental.

Mais tarde, Benjamin juntou-se com o irmão para desenvolver as versões subsequentes do primeiro modelo e, juntos, os irmãos Alderse Baas alugaram um pequeno galpão, atualizaram suas instalações de produção e retrabalharam cada parte da bicicleta até que ela se chegasse à versão atual da mtrl bike.

A mtrl bike é totalmente reciclável e circular. As unidades são produzidas com energia reciclável, para manter a pegada de CO2 no mínimo patamar possível. As bicicletas também foram testadas quanto à segurança e aprovadas de acordo com as diretrizes europeias. Para produzir a mtrl bike, os irmãos fizeram uma parceria com a Igus, especialista em motion plastics para produtos como rolamentos, e-chains, engrenagens e impressão 3D.

Rolamentos de roda convencionais, porém, com esferas de plástico superdimensionadas em pistas de plástico. As pedivelas giram em mancais lisos de plástico (buchas). Os pedais também giram em buchas de plástico, mas otimizados para eixos de pedais de alumínio. Engrenagens, cassete, correia… todo o conjunto de plástico. O som produzido por esse sistema deve ser interessante.

Além de ser um produto que, como os irmãos dizem, “nunca enferruja, nunca precisa de óleo e nunca precisa de limpeza”, imagine que você poderia fazer uma bicicleta totalmente nova a partir da sua antiga. A mtrl bike é um projeto que está em constante evolução e entrevistar clientes e investidores faz parte do processo de pesquisa da dupla. Os irmãos ressaltam que isso é importante não apenas para alimentar seu desejo de aprender mais sobre seu projeto, mas também para que a empresa possa se capacitar no setor.

Detalhes: https://www.mtrl.bike/

© mtrl