Um guia para você saber mais sobre os materiais usados na confecção das bikes

Ao comprar uma bicicleta, os critérios de escolha vão além do modelo indicado para cada modalidade. Estar atento ao material usado na confecção do quadro, seja aço, carbono ou alumínio, também é necessário na hora de escolher aquela mais adequada para uso e o bolso. Afinal, o elemento usado na fabricação impacta diretamente no peso, durabilidade, resistência e dirigibilidade da bike. E, consequentemente, no preço.

Se você não sabe qual desses quadros escolher, não se preocupe. Montamos um guia com as explicações sobre fibra de carbono e ligas de alumínio e aço, principais materiais usados para a produção de quadros de bike. Para isso, conversamos com o treinador esportivo e profissional de Educação Física Rodrigo Langeani, que tem experiência preparando triatletas, mountain bikers e ciclistas.

Carbono

Características: a fibra de carbono é usada na fabricação de modelos topo de linha. Trata-se do material mais nobre para a construção de bikes, podendo ser modelado de diversas formas.

  • Prós:
  1. É mais leve, quando comparada a outros elementos, especialmente às ligas de aço;
  2. Se bem construído, o quadro consegue, ao mesmo tempo, absorver impacto de estradas com buracos e terrenos menos regulares e tornar a bicicleta mais gostosa de pedalar.
  • Contras:
  1. Esse é um material caro e a bike precisa ser construída artesanalmente. Por isso, o custo da bicicleta é alto;
  2. Apesar de ser produzido para encarar situações extremas, quadros de carbono tendem a ser mais frágeis a pancadas do que outros materiais. Em batidas mais fortes, o quadro pode até quebrar;
  3. Os modelos de fibra de carbono também têm menor durabilidade. A recomendação do fabricante é que sejam trocados a cada cinco anos. No entanto, na maioria dos casos, os ciclistas conseguem usá-los por um prazo maior.

Para quem é indicado: há opções de quadros de carbono para todas as modalidades. Porém, devido ao alto custo, acaba sendo a escolha de atletas de alto nível.

Dicas para a compra: vale comentar que bicicletas usadas por atletas de elite também são encontradas em lojas de bikes mais especializadas. Então, se um atleta amador optar por uma modelo topo de linha com quadro de carbono, não terá muita dificuldade em encontrá-lo nesses estabelecimentos.

Alumínio

Características: a maioria dos modelos no mercado, atualmente, conta com ligas de alumínio para a construção de seus quadros. Há alguns anos, essas bicicletas eram consideradas mais duras. Mas essa fama mudou. Com a evolução dos materiais, as bicicletas de alumínio já proporcionam um conforto maior e são uma alternativa para que os atletas consigam ter os benefícios de uma bicicleta de baixo peso a um custo menor.

  • Prós: esses quadros têm uma boa relação de peso. É possível encontrar bikes quase tão leves quanto aquelas de fibra de carbono a um preço menor.
  • Contras: as bicicletas de ligas de alumínio já foram consideradas rígidas, mas hoje oferecem mais leveza e conforto a quem está pedalando. Contudo, no caso de pancadas fortes, ligas de alumínio podem amassar.

Para quem é indicado: todos os ciclistas. No mercado, há bicicletas com quadros de alumínio tanto para passeio e dobráveis quanto para prática e competições de mountain bike e ciclismo.

Dicas para a compra: nas ligas de alumínio, esse metal é misturado com outros elementos, como magnésio, manganês e ferro. Cada fabricante utiliza matérias-primas diferentes, conferindo características distintas ao material e, por consequência, ao quadro da bicicleta. Por isso, ao comprar uma bike, peça instruções na loja considerando os seus objetivos.

Aço

Características: até a década de 90, esse era o material mais usado na produção de bicicletas. No entanto, a redução do peso e dos custos dos quadros de alumínio impulsionou a substituição das ligas de aço pelo alumínio. Atualmente, o aço ainda é muito usado em bikes infantis e em bicicletas de boutique.

  • Prós: incluindo metais como ferro na composição, a liga de aço confere uma maior durabilidade e baixo custo às bicicletas.
  • Contras: o principal é o peso. Nesse quesito, os quadros de liga de aço ficam atrás dos demais, sendo mais pesados.

Para quem é indicado: como são bicicletas muito pesadas e os demais materiais disponíveis no mercado evoluíram muito, não são a primeira opção da maioria dos ciclistas. Porém, como garantem muita durabilidade, as ligas de aço ainda são muito usadas em bikes infantis. Além disso, também são utilizadas em nichos como bicicletas de boutique e desenvolvidas sob medida por construtores famosos.

Dicas para a compra: é sempre importante que o ciclista considere a utilidade que a bicicleta terá. Se o peso da bike não for um agravante e a pessoa quiser um material durável, as bikes de liga de aço também são uma opção.

Fonte