“Roda” quadrada

Sabe aquela expressão: não sabem mais o que inventar? Pois é, apesar de possível, a bicicleta de “rodas” quadradas é mais lenta e limitada que uma normal. Um vídeo publicado no canal científico The Q no último dia 9 provou que a invenção é possível graças à força de tração. O vídeo ultrapassou 5 milhões de visualizações em uma semana e rodou a internet.

© The Q/YouTube/Reprodução

Abaixo link para ver o vídeo. Nele, os engenheiros explicam que as “rodas quadradas” funcionam de forma similar a uma esteira ou a um tanque de guerra. Eles reforçam que, uma vez que somente a parte emborrachada se move, o movimento da bicicleta é limitado e mais lento do que o de uma normal. Na versão quadrada, a roda não rola: os pneus são cortados e combinados com quatro conjuntos de correntes de bicicletas que criam um piso contínuo. Ou seja, na verdade, a esteira rola do lado de fora de cada roda. O movimento é possibilitado pela tração, uma força aplicada sobre um corpo por intermédio de um meio, como cordas ou cabos, e que tem o objetivo de mover outro corpo.

Bom, apesar de ser possível pedalar com uma bicicleta com rodas quadradas, a experiência não é das mais confortáveis. Além disso, a bike tem que ser utilizada em terrenos planos e lisos, já que não se dão bem em locais acidentados. O teste de usar rodas em novos formatos não é exatamente inovador. Em 2016, o canal Mythbusters for the Impatient, que realiza experimentos no geral, atualizou uma picape usando os quadrados — a experiência deu certo, mas resultou em um passeio desconfortável. Uma bicicleta com rodas triangulares foi filmado no festival comunitário Burning Man – e parecia igualmente difícil.

Fonte